sábado, outubro 06, 2007

 

Nana (V)


A 7ª faixa traz outra ótima canção desta parceria. Gravada por Dori, no disco Dori Caymmi (1980); pelo Quarteto em Cy, no disco Caminhos cruzados - Caymmis, Lobos & Jobims (1981) e por Renato Braz, no CD Quixote (2002). Boca Livre também a gravou no disco Folia (1981), que não foi transformado em CD. Em 1994, ela aparece no CD Songboca.
.
.
Desenredo
Dori Caymmi & Paulo César Pinheiro

Por toda terra que passo
Me espanta tudo que vejo
A morte tece seu fio
De vida feita ao avesso
O olhar que prende anda solto
O olhar que solta anda preso
Mas quando eu chego
Eu me enredo
Nas tranças do teu desejo

O mundo todo marcado
A ferro, fogo e desprezo
A vida é o fio do tempo
A morte, o fim do novelo
O olhar que assusta anda morto
O olhar que avisa anda aceso
Mas quando eu chego
Eu me perco
Nas tramas do teu segredo

Ê Minas, ê Minas
É hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe

A cera da vela queimando
O homem fazendo seu preço
A morte que a vida anda armando
A vida que a morte anda tendo
O olhar mais fraco anda afoito
O olhar mais forte, indefeso
Mas quando eu chego
Eu me enrosco
Nas cordas do teu cabelo

Ê Minas, ê Minas
É hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe









.

.

Obs.: As músicas sobrecarregam a página inicial, tornando o acesso ao blog mais difícil. Deixarei, então, os links para os posts musicais anteriores:

Nana (IV)
Nana (III)

Nana (II)

Nana (I)



Comments:
maravilha de musicas!
 
Que bom que tenha gostado...
bjo
 
Clélia, sabes que ainda não consigo ouvir as músicas?...
Aquele mesmo problema que comento desde abril ou maio..
Mas acho bacana a idéia de fazer posts musicais assim!
Abração!
 
Pena, Diego... Poderia ouvir as várias versões de músicas que gosto e talvez você também. Não dá pra pedir pro seu amigo gravá-las em CD, pra você, como ele fez com a trilha do seu blog?
bjo
 
Meu Deus.
Música Maravilhosa.
Parabéns Clélia.
Só Falta o Zé Renato cantando-a.
Coloca no post também.
Beijos Anderson Alves
 
Oi, Anderson,

Infelizmente, não temos esta gravação em CD. Temos apenas o vinil de Folia, que ganhei do Arnaldo, quando namorávamos, em dezembro de 1981. Lembro que ouvi muito este LP, na época! Desenredo nas vozes dos 4 garotos (Zé Renato, Lourenço Baêta, David Tygel & Maurício Maestro) é, mesmo, linda! [a nuance de tom que o Quarteto em Cy faz, no meio da música, lembra muito o arranjo deles: "O mundo todo marcado/A ferro, fogo e desprezo/A vida é o fio do tempo/A morte, o fim do novelo/O olhar que assusta anda morto/O olhar que avisa anda aceso"...] Pedirei ao Arnaldo que ripe, depois, pra mim. Hoje, ele está em trânsito, indo pra Porto Alegre.

bjo,
Clélia
 
Ficha técnica desta faixa, no disco:

Zé Renato: violão
David Tygel: violão de aço
Lourenço Baêta: viola
Maurício Maestro: contrabaixo

Vocal: Boca Livre
Solo vocal: Maurício & Zé Renato
 
Viu a introdução (e finalização) da versão do Renato Braz, com o "Trenzinho do caipira" [Villa-Lobos]? Lembro-me, sempre, do seu clarinete e do violão do Marcelinho, tocando, nas tardes deliciosas do Deck, às margens do rio Atibaia [foi, inclusive, por causa de uma crônica do Edmilson, na revista Metrópole, falando de vocês, que fomos descobrir o Deck! Ele dizia que o rio parou de correr pra ouvi-los tocar Villa-Lobos...]. Fica, aqui, a letra de Ferreira Gullar:

Trenzinho do caipira
Heitor Villa-Lobos & Ferreira Gullar


Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar

Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra, vai pelo mar

Cantando pela serra ao luar
Correndo entre as estrelas a voar
Luar, no ar, no ar, no ar
 
Clélia

Há dias não consigo comentar aqui, quando abro teu blog tranca tudo.

Amanhã volto pra ouvir tudinho, hoje não vai dar.

Bjs.
 
"A vida é o fio do tempo
A morte, o fim do novelo"

Gostei das opções!
É muito interessante, pois se pode ver (ouvir para ser mais específico)de pronto mais de uma roupagem para a mesma obra!

Fico com a nostalgia tocante de Nana e com o irresistível feminino de Quarteto em Cy!
Duas formas lindas de interpretar Desenredo!

Bjin, Clélia e obrigado pelas visitas ilustres de sempre!

:-]
 
Oi, Rosa,

Acho que as músicas sobrecarregam o blog e fica, mesmo, difícil acessá-lo. Preciso intercalar com textos, apenas, ou deixar só 1 post na página inicial com links pr'os outros...

Volte, sim, comente, sempre!

bjão,
Clé
 
"Visitas ilustres", Eli??? Que nada!

A música é, mesmo, linda! As interpretações especiais... Falta a do Boca Livre, antológica também.

bjão,
Clé
 
Me lembro muito bem daquelas tardes.
Tardes Bucólicas...
Villa,Egberto,Hermeto...
Me lembro de como conheci vocês.
Tudo o que eu tocava , vocês sabiam de cor, e cantavam juntos.
Me aproximei assim dessa forma.
Preciso mandar um presente pra vocês.
Pode me mandar o endereço daí?
Mando pelo correio.
Bjs Anderson Alves
 
Mandarei por e-mail, Anderson.
bjo,
Clélia
 
Clélia,
Adoro o Quarteto em Cy. Uma das coisas que acho mais curiosas é que a moçada considera arranjo vocal uma coisa meio cafona. Grupos como Quarteto em Cy, MPB4, etc, não são muito bem vistos atualmente. Que bobagem, não?
Beijo
 
Eu gosto, Lord. Já participamos, inclusive, do Coral da Cultura Inglesa, em Santo André, quando mais jovens, Arnaldo & eu (ele, baixo, eu, contralto). Cecília foi mascote do coral infantil de lá, também. O único grupo que tenho ressalva é Os cariocas. Acho qu'eles floreiam um pouco demais. Enjoa. Alguns como Céu da Boca, Garganta Profunda, o próprio Boca livre, formados por um pessoal mais jovem, fazem/faziam um som de bastante qualidade. MPB4 & Quarteto em Cy, antológicos, inesquecíveis. Os Demônios da Garoa, interpretando as músicas do Adoniran, era bem legal! O passar do tempo e novas formações, no entanto, alteram a qualidade vocal dos grupos.

bjo,
Clélia
 
Clélia, adoro essa música. Dori é um gênio (e Paulinho Pinheiro idem). Tenho um CD com dois LPs dele reunidos, que é uma preciosidade. Aquilo é de um bom gosto sem tamanho.
A primeira vez que a ouvi Desenredo foi na versão do Boca Livre. Eu tenho o CD, mas é cópia do vinil. Há uns meses, encontrei outra versão dessa música: um dueto maravilhoso do Edu Lobo com o Dori (o Edu é um cantautor de uma bela voz, embora pequena). Está, se não me engano, no disco Tempo Presente, do Edu, que ainda não saiu em CD. Eu, que não gosto de comprar coletâneas, acabei comprando a do Edu por conter algumas faixas desse disco (essa retalhação que fazem para montar coletâneas é lamentável; por que não relançam o disco original?). Sobre a Nana, também gosto muito desse disco. Há um outro, gêmeo desse, cujo nome não me ocorre, que tem uma linda gravação da música Tens, do Ivan Lins com o Ronaldo Monteiro de Souza.
Beijo pr'ocê.
Bap
 
Caro Bap,

Este CD [2 em 1], que você fala, nós também temos. Reúne os LPs Dori Caymmi 1980 & 1982. Nele há: Saveiros [Dori & Nelsinho Motta], qu’eu adoro!; Guararapes [Dori & P.C.P.]; Estrela da terra [Dori & P.C.P.]; A porta [Dori & P.C.P.]; Festa [Dori & Nelsinho Motta]; Velho piano (Dori & P.C.P.] que a Nana gravou, lindamente, no disco Voz & Suor (1983), acompanhada por César Camargo Mariano, ao piano; Ilusão [Dori & P.C.P.]; Evangelho [Dori & P.C.P.], gravada pelo MPB4 no disco 10 anos depois. Uma preciosidade, mesmo, como você diz!
Não conheço esta versão do Edu Lobo & Dori. Não temos este disco. Irei atrás... Gosto muito do Edu Lobo cantando também. Concordo com você: bela voz, porém pequena.
Arnaldo comenta sobre coletâneas, num post, em seu blog, já leu? Também só lançamos mão delas, qdo não temos algo que elas trazem.
Ivan Lins gravou Tens (Calmaria) no disco Modo livre (1974) [clique no título pra ouvi-la]:

Tens (Calmaria)
Ivan Lins & Ronaldo Monteiro

Tens o meu sorriso tua agonia
Tens a festa, tens a dança, tens a cantoria
Tens no meu amor tua teimosia
Tens no meu silêncio tua garantia
Tens na rua a graça e o beijo, tens a fantasia
Tens na mão a faca e o queijo tens a noite e o dia
Tens na minha ausência tua companhia
Tens a fama, tens a lama, tens a ironia
Tens na minha dor tua melodia
Tens na minha sombra tua moradia
Tens no quarto o cão-vigia, tens a valentia
Mas só na minha morte, então, terás tua calmaria


Adorei sua visita & comentário! Volte sempre...
Ah, aguardo, ansiosa, seu blog musical! Estou certa que terá coisas ótimas!

Bjão,
Clé
 
Bap,

Escrevi sobre Paulo César Pinheiro em 2 posts, em fevereiro: Meu poeta e Meu letrista preferido e seus parceiros. Dê uma olhada.
 
Encontrei a gravação da Nana de Tens. Fica, aqui, também.
 
No disco Nana Caymmi (1975).
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?