domingo, janeiro 27, 2008

 

Cárcamo



Quando escrevi o post sobre a capa da EntreLivros, ilustrada pelo Cárcamo, o Bap me disse: (...) “o Cárcamo é um mestre. Foi meu professor de aquarela.” (...). Deixo aqui, então, um pouco deste talentoso chileno e sua obra:

Gonzalo Cárcamo é ilustrador, caricaturista, artista plástico com longa experiência na técnica da aquarela. Realizou algumas exposições de pintura no Brasil, Espanha e em sua terra natal, Chile.

.
.













Aquarelas:
Lago Licanray – Chile
Amanecer en Licanray – Chile
Antuco – Chile
Bahia de Talcahuano – Chile
Obs.: para visualizar em tamanho maior, basta clicar na aquarela.
.
Chegou ao Brasil (São Paulo) em 1976, com 22 anos. Nessa época, ele já dominava os segredos da pintura em aquarela e óleo. Começou a trabalhar em agências de publicidade e produtoras de desenho animado como Walt Disney. Em 80, realizou sua primeira exposição de aquarelas, que retratava a cidade histórica de Ouro Preto. Suas primeiras caricaturas foram publicadas, em 1986, no Pasquim. Seu traço peculiar lhe rendeu convites para colaborar com jornais e revistas de todo o Brasil. No ano 2000, lançou seu primeiro livro como autor: “Modelo vivo, natureza morta”, pela Editora Paulus. Uma história comovente, contada apenas com imagens.
.
.



























Aquarelas:
Barco pesqueiro – Paraty
Entardecer no Perequê – Paraty
Beco do Propósito – Paraty
Reflexos no Perequê – Paraty

Rua Marechal Deodoro - Paraty
Janelas do Forte – Paraty
Rua da Ferraria - Paraty

Barcos no Perequê – Paraty
Rua inundada – Paraty
Rua do Comércio – Paraty
Obs.: para visualizar em tamanho maior, basta clicar na aquarela.
.
.
“Fui transportado no tempo quando percorri as ruas, atento para manter o equilíbrio ao caminhar sobre as pedras pé-de-moleque, em períodos inundadas pela invasão da maré e habitadas por minúsculos caranguejos”. Assim Gonzalo Cárcamo descreve um pouco do que sentiu ao conhecer Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. A cidade, que é patrimônio histórico nacional, foi fonte de inspiração para a produção de uma série de pinturas, realizadas ao longo de quatro anos, que resultaram no livro “Aquarelas e variações sobre Paraty”, lançado em 2004, pela Editora Luna.

Foi em 1999 que Cárcamo conheceu a cidade e se apaixonou. “Sabia que Paraty é uma cidade super importante e fiquei fascinado por poder mergulhar um pouco na história da região”, conta. O trabalho repercutiu e Cárcamo foi convidado para ter um espaço permanente em Paraty, para pintar e fazer exposições. Lá inaugurou, há alguns anos, a Mangue Galeria.

Nas aquarelas, Cárcamo retrata detalhes da cidade como os pescadores no mercado, as ruas invadidas pela maré, as igrejas, a luminosidade do amanhecer, os dias chuvosos, a praia, os barcos. “Isso é mágico”, lembra, ressaltando a importância de se conciliar as necessidades dos moradores com a preservação histórica. O caricaturista diz ainda que gostaria de fazer este projeto em outras cidades do Brasil, “A idéia é pintar lugares que me sensibilizam”, observa.

Vale a pena conhecer mais o trabalho de Gonzalo Cárcamo, que divide seu tempo colaborando com várias editoras do Brasil, através das ilustrações que produz, e as aulas de aquarela no Atelier Altamira, na Vila Madalena, onde também estão expostas as aquarelas de Paraty e onde se pode adquirir o livro.

Atelier Altamira
Rua Fidalga, 171 – Vila Madalena – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3819-0370

.
Extraído dos sites:
http://www.editoramelhoramentos.com.br/imprensa/lorotas_urubu.asp
http://www.culturavotorantim.com.br/default.asp?id=11&mnu=11&ACT=5&content=611
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.carcamo.com.br/img/img_peq/biografia.jpg&imgrefurl=http://www.carcamo.com.br/biografia.htm&h=380&w=390&sz=55&hl=pt-BR&start=1&tbnid=aM9H1UCLUYM_EM:&tbnh=120&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dgonzalo%2Bc%25C3%25A1rcamo%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG
http://www.guiadavila.com/materias2.asp?edicao=107&materia=178



Comments:
Graças a vc. viajei novamente. A luz das aquarelas do Cárcamo são demais. Estive em 2007 em Paraty, para apresentá-la aos meus filhos, voltando hoje pelos olhos do Cárcamo. Aí passeei um pouquinho pelo Baptistão, pelo Quinho, vi alguns trabalhos dele e de outros ilustradores. Delícia!! bjs Grazi
 
A luminosidade no trabalho do Cárcamo é o que mais me impressiona, Grazi! As sombras, os reflexos, as cores... O cara é um craque na aquarela, mesmo!

É sempre bom viajar, visitar e revisitar lugares, pessoas, trabalhos... Que bom qu'eu pude lhe proporcionar isso!

bjs, querida amiga,
Clé
 
Maravilhosas as aquarelas!
Bjim.
 
Tb acho, Rosa.

As netinhas deram uma brecha, pra você me visitar? Que bom! Volte sempre...

bjo,
Clé
 
Só grandes amigos escreveriam para recomendar o meu trabalho. A antesala musical é maravilhosa.
Obrigado pela sua generosidade.
Um beijo grande
 
Caro Cárcamo,

Prazer enorme recebê-lo aqui!
Não é generosidade alguma reconhecer e divulgar o seu talento. É uma homenagem.

bjo gde,
Clélia
 
PS: Que bom que gostou também do som... Volte sempre!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?