segunda-feira, janeiro 14, 2008

 

Quintana por Cárcamo



Adorei a capa da última EntreLivros [edição 32 – Dezembro 2007], que traz uma delicada aquarela de Mario Quintana (1906-1994) feita por Gonzalo Cárcamo. A revista dedica várias páginas ao autor/poeta, num dossiê escrito pela jornalista e crítica literária Cláudia Nina, com dois subtítulos:

“A hora do lirismo” [pág. 24]Gauche solitário, Mario Quintana criou uma poesia de simplicidade enganosa, que conquista leitores, mas nunca teve aclamação da crítica.

“A alma de passarinho” [pág. 30] – A recepção do poeta de Alegrete foi tardia não somente pela carga lírica de seus versos como pela não-filiação a escolas ou movimentos literários de sua época.
.
gauche [Francês]
Adjetivo de dois gêneros
1. Acanhado, inepto; esquerdo.
.
Transcreverei algumas passagens, num outro post. Agora, só queria mesmo mostrar a capa da revista.

.
Links:
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
http://www.pensador.info/autor/Mario_Quintana/
http://www.secrel.com.br/JPOESIA/quinta.html
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=460150&sid=01951864910114386168297618&k5=3907B6C0&uid=
.
Em tempo: Li, aqui e aqui, que a EntreLivros deixará de ser publicada.



Comments:
É uma pena que uma revista como a Entrelivros deixe de circular, mas, por outro lado, é surpreendente que tenha circulado por tanto tempo, já que livros e cultura não estão entre os assuntos preferidos das pessoas que compram revistas. Vê só se a revista Caras, um dia, vai deixar de circular.
 
Concordo, plenamente, com você.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?