sexta-feira, outubro 12, 2007

 

Desenredo, ainda



Atendendo à solicitação do Anderson [Alves], no post anterior, que queria ouvir esta canção na voz de Zé Renato [Boca Livre], coloco a gravação extraída do LP Folia (1981). Demorei pra postá-la, porque não sei converter músicas a partir do vinil. Esperei o Arnaldo voltar de viagem e aí está. É a gravação, desta música, qu'ele prefere.
.
.
Desenredo
Dori Caymmi & Paulo César Pinheiro

Por toda terra que passo
Me espanta tudo que vejo
A morte tece seu fio
De vida feita ao avesso
O olhar que prende anda solto
O olhar que solta anda preso
Mas quando eu chego
Eu me enredo
Nas tranças do teu desejo

O mundo todo marcado
A ferro, fogo e desprezo
A vida é o fio do tempo
A morte, o fim do novelo
O olhar que assusta anda morto
O olhar que avisa anda aceso
Mas quando eu chego
Eu me perco
Nas tramas do teu segredo

Ê Minas, ê Minas
É hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe

A cera da vela queimando
O homem fazendo seu preço
A morte que a vida anda armando
A vida que a morte anda tendo
O olhar mais fraco anda afoito
O olhar mais forte, indefeso
Mas quando eu chego
Eu me enrosco
Nas cordas do teu cabelo

Ê Minas, ê Minas
É hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe
.

.
.
desenredo (ê) [Dev. de desenredar]
Substantivo masculino.
1. Ato ou efeito de desenredar.
2. Solução, desenlace, desfecho.
3. Teatro Ver catástase (2). [Pl.: desenredos (ê). Cf. desenredo, do v. desenredar.]

desenredar [De des- + enredar]
Verbo transitivo direto
1. Desfazer o enredo de; estirar ou separar (o que estava enredado); desenlear, desembaraçar, desemaranhar: “A flor da vaga, o seu cabelo verde, / Que o torvelinho enreda e desenreda...” (Camilo Pessanha, Clepsidra e Outros Poemas, p. 195.)
2. Resolver, destrinçar (negócio ou questão complicada).
3. Descobrir; esclarecer; desintricar; desintrincar: desenredar a trama de um mistério.
Verbo transitivo direto e indireto
4. Desembaraçar, livrar, libertar: Desenredou o cipó dos galhos que o prendiam.
Verbo pronominal
5. Desenlaçar-se, soltar-se.
6. Tornar-se claro, nítido, perceptível.
7. Desembaraçar-se, desemaranhar-se.
8. Sair de apuros; desembaraçar-se. [Pres. ind.: desenredo, etc. Cf. desenredo (ê).]


Comments:
Este é o terceiro disco do Boca Livre e aquele do qual mais gosto. Gosto, particularmente, da faixa Se meu jardim der flor. A música nem é lá grande coisa, mas o que me chama a atenção é a participação do grupo MPB4. Nesta gravação, dá pra perceber, claramente, as diferenças de estilo dos dois grupos vocais. Ambos ótimos.
 
Vamos ripá-la, então, pra colocá-la no blog também.

Tenho um carinho especial pelo 1° disco do Boca Livre (1979), com a formação original: David Tygel, Zé Renato, Maurício Maestro & Cláudio Nucci. Nele, há coisas ótimas, como: Mistérios [Maurício Maestro & Joyce]; Diana [Toninho Horta & Fernando Brant]; Ponta de areia [Milton Nascimento & Fernando Brant]; Feito mistério [Lourenço Baeta & Cacaso]; Pedra da lua [Toninho Horta & Cacaso]; Fazenda [Nélson Ângelo]. É, certamente, o meu preferido.

Bjo,
Clé
 
Do 2° disco, Bicicleta (1980), que também só foi lançado em vinil, gosto de:

Nossa dança
Danilo Caymmi & Ana Terra


Como a estrela ria
Como a canção se fez
Como o amor me guia
Eu me guio só por vocês

Tanto serei criança
Tanto melhor a voz
Tanto serei quem dança
Quando a dança fizermos nós

Vai, vem
Tudo que o mundo tem
Só o que não se cansa
É a gente se querer bem


Acho o menos expressivo dos 3.
 
Que bela interpretação hein!!!
Obrigado Clélia e Arnaldo.
Abraços Anderson Alves
 
Não por isso, Anderson.

abço,
Clélia
 
que maravilha!
beijos
 
Clélia

Tenho vindo aqui menos do que gostaria, pois a corrida é grande, mas deixei algo pra ti lá no blog.

Bjs.
 
bjão, Grazi.
 
Adorei o carinho, Rosa!
bjo
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?