domingo, dezembro 16, 2007

 

A voz de Ana Carolina



A primeira vez que ouvi Ana Carolina foi no songbook do Chico (1999). Encantei-me com sua voz grave (já falei que adoro instrumentos musicais graves: baixo, celo, viola, sax, piano & violão acústicos):
.
Mil perdões
Chico Buarque/1983

[Pro filme "Perdoa-me por me traíres", de Braz Chediak]


Te perdôo
Por fazeres mil perguntas
Que em vidas que andam juntas
Ninguém faz
Te perdôo
Por pedires perdão
Por me amares demais

Te perdôo
Te perdôo por ligares
Pra todos os lugares
De onde eu vim
Te perdôo
Por ergueres a mão
Por bateres em mim

Te perdôo
Quando anseio pelo instante de sair
E rodar exuberante
E me perder de ti
Te perdôo
Por quereres me ver
Aprendendo a mentir (te mentir, te mentir)

Te perdôo
Por contares minhas horas
Nas minhas demoras por aí
Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo
Por te trair

Arranjo & piano: Leandro Braga
Guitarra: João Lyra
Baixo: Bororó
Flauta: Andréa Ernest Dias
Cavaquinho: Luciana Rabello
Percussão: Zero


.
Outra canção qu’eu gosto muito, na voz dela:

Luiza
Tom Jobim


Rua, espada nua
Bóia no céu, imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando
O azul do firmamento
E num silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas

Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda, amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

Vem cá, Luiza, me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando, então,
Os sete mil amores
Que eu guardei somente
Pra te dar, Luiza

Esta gravação o Arnaldo pegou na Internet, tempos atrás. Não achou nenhum registro dela. Não sabíamos quando foi e nem onde. Parecia uma coisa meio pirata...

Agora, pesquisando no Dicionário MPB
, descobri qu’ela foi gravada ao vivo, no auditório da Rádio MPB FM, durante o programa "Palco MPB". Posteriormente, lançada no disco "Palco MPB 2", ficaria entre as mais solicitadas da programação da emissora em 2001 e 2002.

.


Já a interpretação de Retrato em branco & preto (Tom & Chico), em seu 1° CD, “Ana Carolina” (1999), não me agrada:

Retrato em branco e preto
Tom Jobim & Chico Buarque/1968


Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior

O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que, no entanto,
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração

Arranjo & guitarra: Ana Carolina


Mas Beatriz (Edu Lobo & Chico) ficou bem legal:

Beatriz
Edu Lobo & Chico Buarque/1982

[Pro balé “O grande circo místico”]

Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha
Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Ai, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se um arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida

Arranjo & violão de nylon: Ana Carolina
Violão de aço: Paulo Moska



Eu te amo (Tom & Chico), gravada também no songbook do Chico, ficou assim:

.Eu te amo
Tom Jobim & Chico Buarque/1980


Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios inda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás só fazendo de conta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir

Arranjo & piano: Cristóvão Bastos

.

E eu gosto bastante.



Comments:
que delicia!
eu adoro todas as musicas aqui listadas! Gostei muito quando ouvi Ana Carolina cantando Beatriz e adorei agora ouvir ela cantando Eu te amo..
Mil perdões eu adoro e na voz do Chico, mas ficou bem com ela também!
Gosto das musicas do Chico com o Chico, depois com Bethania... mas Ana Carolina deixa algumas delas muito bonitas também!

beijos
 
Querida amiga, todas são maravilhosas, mas a última é de cortar os pulsos com faca de pão!
saudades,beijos.
 
Adoro a voz da Ana Carolina. O que nunca me agradou muito foi o repertório. As primeiras músicas dela lançadas na rádio não me pareciam grande coisa...

Comecei a prestar mais atenção depois de ela gravar com o Seu Jorge. Pra mim eles acertaram em cheio no repertório.
Adoro a voz dela e a dele também, mas pra mim é como se eles sempre 'erram' em alguma coisa, não sei bem o quê...

Desse disco, que não sai do meu i-pode há um bom tempo eu adoro o Seu Jorge cantando Problema Social, a Ana Carolina cantando Beatriz e os dois cantando Comparsas (Não sei se é esse mesmo o nome da música).

Um crime foi eles gravarem uma versão muito ruim da música tema do filme Closer, traduzida como 'É isso aí'.

Mas ninguém é perfeito, né?
 
Grazi,

Postei a versão do Chico pra você.

bjo,
Clé
 
Vivien,

cortar os pulsos com faca de pão deve doer muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiito!

bjo,
Clé
 
Bá,

Compramos o CD da Ana Carolina & Seu Jorge, mas, pra ser sincera, ficou com a Cê e nem ouvimos... Preciso explorá-lo. Depois, te digo.

Não, ninguém, mesmo.

bjãozão pequena,
tia Clé

PS: Falta pouco pra gente se encontrar! Morro de saudade...
 
Clélia, saudades!

Fiquei um tantão atolado de trabalho e não consegui bloggar por uns tempos. Mas estou de volta aqui. Vim te visitar. Olha, pela primeira vez eu pude ouvir as músicas que você coloca no A&G. Comprei um Notebook pra mim e agora as coisas vão ficar mais fáceis em termos de internet.

Muito bom, esse post! Gosto muito da voz da Ana Carolina. Já fui a vários de seus shows, mas, talvez por isso, já esteja um tanto enjoado das performances repetitivas que ela faz.

Acho que ela não precisa mais provar pra ninguém que tem um baita vozerão, mas continua dando aqueles gritos meio sem-noção.

Mas as interpretações aqui estão ótimas! Finalmente descobri o A&G! Agora posso ouvir tudo!!!!

Um abração!!

PS. Excuí o comentário anterior pois percebi que tinha comido várias letrinhas.
 
Oi, Diego!

Surpresa boa, você aparecer por aqui! Tb tenho visitado pouco os blogs amigos e comentado menos ainda...

Adorei sua nova aquisição, agora o seu mundo da Internet tem som! Faz uma P diferença, não faz?

Tb gosto muito da voz da Ana Carolina e concordo com você qto à mesmice das apresentações e do excesso de "gritos" nas interpretações dela, sem necessidade, sem-noção!

Excluirei seu comentário anterior (você comeu letrinha tb no PS deste!)

abração,
Clé

Irei lá no Geografias, retribuir a visita...
 
Pois é! É muito bom ter as ferramentas pra navegar!

Decidi abandonar o caráter técnico do blog e escrever mais crônicas, contar umas historinhas que tenho na manga do paletó. Estou criando um blog exclusivamente técnico, para professores, alunos e interessados. O geografias vai ser meu espaço pra falar do subúrbio, suas lendas, seus personagens, seus mitos... pretendo fazer umas enrevistas, um álbum de fotos... Sua visita e a de Arnaldo serão sempre bem-vindas!

Ah! Estou de férias e a patroa entrará no início de janeiro. Estamos planejando um fim de semana em São Paulo. Temos uma casa em São Vicente pra ficar e pretendemos passar um dia em São Vicente/Santos/Guarujá; outro em São Paulo, e, quem sabe, uma esticadinha até Campinas...

Posso mandar um email pra vcs quando confirmar?

Bjos e Abtaços!
 
Claro, Diego, teremos prazer em recebê-los aqui em casa e irmos tb até São Paulo com vocês... Avise-nos, com antecedência, pra fazermos uma programação cultural-gastronômica!

Arnaldo & Cecília tb entrarão em férias neste final de ano e início do próximo.

Acho que seu blog ficará mais leve e palatável assim, neste novo formato, menos "técnico", como você mesmo diz. Andei por lá, e gostei do que li.

Escreva pra gente, então: clelia.riquino@uol.com.br

bjo & abço
Clé
 
Clélia
Quanto tempo que não apareço por aqui! Mas não é falta de vontade, garanto!
Teu blog está cada vez melhor! Juro que quando tudo se acalmar vou passar um dia aqui me deliciando.

Que tenhas, junto à tua família, o melhor dos Natais e que 2008 seja só de alegrias.

Bjão.
 
Oh, Rosa, que delícia ouvir isso... 'brigadão!

Volte, sim, com calma, ouça & leia tudo. Deleite-se!

Desejo que 2008 seja maravilhoso, pra você e sua família!

bjão,
Clé

PS: A quantas anda a reforma?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?