sexta-feira, setembro 07, 2007

 

AZUL



Azul
(Djavan)

Eu não sei se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá dos olhos teus
Esta cor que azuleja o dia

Se acaso anoitecer
Do céu perder o azul
Entre o mar
E o entardecer
Alga marinha
Vá na maresia, buscar ali
Um cheiro de azul
Essa cor não sai de mim
Bate e finca pé
A sangue de rei
Até o sol nascer amarelinho
Queimando mansinho
Cedinho, cedinho, cedinho

Corre e vá dizer
Pro meu benzinho
Um dizer assim:
Que o amor é azulzinho

.
azulejar 1 [De azulejo + -ar]
Verbo transitivo direto
1. Guarnecer de azulejos.

azulejar 2 [De azul + -ejar]
Verbo transitivo direto
1. Dar tom azul a; azular, azulecer, azulear: "O Sol .... oscilava nas montanhas do poente, e azulejava as grimpas dos pinheirais" (Camilo Castelo Branco, Amor de Salvação, p. 11).
Verbo intransitivo
2. Tornar-se azul; azulecer, azulear.
3. Mostrar-se em sua cor azul; azular, azulecer, azulear.

Gal foi a primeira a gravar esta canção, no disco Minha Voz (1982). Em 1997, saiu o songbook do Djavan (Lumiar Discos), onde ela é interpretado por Orlando Morais. Em 2003, foi a vez de Rosa Passos, em seu CD Azul (2003), onde interpreta canções de Djavan, Gil & João Bosco. Surpreendentemente, Djavan não a gravou em um disco original seu. Só foi fazê-lo no álbum duplo Djavan Ao vivo (1999).


















Comments:
*



cruz credo, orlando morais é castigo.
como alguém pode chamar essa criatura de cantor?

mas gal é supimpa, mesmo fazendo porcarias.





*
 
Esta é a música do Djavan que eu mais gosto e gosto das músicas dele cantadas por ele.
Tu tá dando um show!
Bjs.
 
A música linda, refaz a velha dúvida de infância, "Por que o céu é azul??".

Sabe, vendo uma das fotos que você colocou e ouvindo a canção, lembro de uma "briga" que tive no meu trabalho:
Outro dia, armei uma confusão quando estávamos ouvindo essa música no rádio, com Djavan. Eu disse que é lindo ver ó céu lilás aqui na praia.
Todo mundo caiu em cima de mim, com zombarias e todo tipo de brincadeiras, pois diziam que além de céu azul, não existe outro.
Como não? Às vezes o céu aqui parece uma verdadeira tela surrealista, mesclando tons belos, unidos ao mar.
ehhehehehe

Também não gosto de Orlando (falta personalidade), mas a versão de Gal foi interessante - eu não conhecia.

Bj e bom domingo, Clélia
:-]
 
Vai bem a seleção do Djavan, hein...
Vais montar uma trilha sonora por aqui também?
Abração!
 
Fiquei surpreso, também, com o fato de o Djavan não ter gravado Azul num disco original. E a gravação naquele disco ao vivo tem tudo o que eu não gosto: Arranjo moderninho e público cantando junto e batendo palminhas. Aliás, o disco todo é assim.
 
Sean,

Orlando é fraco, mesmo, mas a idéia dos posts é mostrar várias versões/interpretações das canções de Djavan. E s'eu coloquei até a da Rosana... (arg!) Cada um ouve a que mais lhe aprouver!
bjão pro'cê

Rosa,

Também gosto muito do Djavan interpretando suas próprias composições. Sempre gosto dos autores (de poesia, música, etc), interpretando suas próprias obras.
bjão, querida, continue vindo aqui!

Eli,

Claro que tem céu lilás!!! Tem céu de tudo que é cor... Aqui (em Valinhos), da varanda de casa, vejo um nascer do sol maravilhoso, e o céu, antes do sol surgir no horizonte, atrás das montanhas, adquire diversas tonalidades (do azul ao vermelho e amarelo). Venha ver, qquer dia. Traga a Bá...
bjão

Pois é, Diego, o que era pra ser só um post, virou trilha do Djavan. Também, o cara é fera! Não dá pra resistir... Difícil selecionar.
abção

Amor,

Houve época em qu'eu gostava de gravações ao vivo, exatamente por causa da participação do público. Hoje, tenho aversão. Por isso mesmo nem coloquei a versão com palmas e "acompanhamento" do Djavan...
bjãozão
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?