quarta-feira, agosto 29, 2007

 

BAP (I)



O Baptistão é um craque. Caricaturista de 1ª! Arnaldo já falou dele, em seu blog, mais de uma vez (e já usou várias de suas caricaturas pra ilustrar posts).

Adoro seus desenhos, quem quiser checar, basta acessar
aqui (demora um pouco pra carregar, mas vale a pena!).

Ele está participando do 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, inaugurado na noite do último sábado (dia 25), no qual recebeu um prêmio com esta caricatura do Nando Reis:
.


Sou apaixonada, porém, por um esboço do Grande Otelo, que vi, certa vez, em seu blog. A expressão do rosto, pra quem conheceu Grande Otelo, é algo impressionante. Parece retrato. E é apenas um rascunho... (tomo a liberdade de transcrever suas palavras)

01/02/2007

Outro esboço

Costumo guardar os esboços que faço, tenham eles sido finalizados ou não.
(Imaginem o tanto de papel que transborda das minhas gavetas, armários e estantes. Um dia, meus filhos ou netos vão jogar tudo isso fora, já que eu não tenho coragem.)
Já aconteceu de, anos depois, eu voltar a um antigo esboço e resolver finalizá-lo.
Na semana passada mesmo, mandei para o Salão Carioca de Humor um desenho cujo esboço ficou na minha mala durante meses.
Este aqui, do Grande Otelo, é um dos que, muito provavelmente, nunca serão transformados em arte-final.
Vou contar uma coisa. Tenho em casa um livro de caricaturas do Erthal (grande artista, do qual há muito não ouço falar).
Nesse livro há uma caricatura do Grande Otelo tão sensacional que a considerei definitiva. Não me achei capaz de fazer melhor.
Separei alguns outros esboços. Aos poucos irei colocando-os aqui.


O
Darwin dele também é demais! Ele, inclusive, mostra (passo a passo) como o fez, no post do dia 02/07/2007:


29/06/2007

Mais um Darwin


Esta caricatura saiu no Estadão de domingo.
Aproveitando que agora temos tablet no jornal (tablet, para quem não conhece, é uma caneta digital que substitui o mouse), testei uma nova forma de colorir.
Tentei reproduzir no computador mais ou menos a mesma maneira de colorir do lápis-de-cor (sabendo de antemão que não conseguiria reproduzir-lhe a textura).
Já havia feito isso num desenho do Betinho (que você encontra em algum lugar deste blog).
Mas, desta vez, trabalhei diretamente em cima do esboço.
Gostei do resultado, mas o processo é bem mais trabalhoso e demorado.
Para quem tiver curiosidade, vou mostrar na próxima postagem o passo-a-passo deste desenho.
Aproveito para sugerir uma visita ao novíssimo blog do Marcos Müller, meu amigo e colega de jornal.
Sem favor, um dos melhores ilustradores que eu conheço.


Fica, aqui, a minha homenagem ao Bap. Por todo o seu talento.


Links:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u323402.shtml
http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art41230,0.htm
http://humor.uol.com.br/album/piracicaba_2007_vencedores_album.jhtm?abrefoto=5
http://www.piracicaba.sp.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5441&Itemid=26
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/



Comments:
Clélia

Esta é uma arte que me encanta! Tanto quanto a pintura, quando a gente pode ficar olhando enquanto fazem. Esse rapaz é muuuito bom! O Grande Otelo etá perfeito!

Tenho uma caricatura nossa, feita na Disneylândia, em menos de 10 minutos, há quase 40 anos.

Bjs.
 
Quero ver esta caricatura, Rosa. Coloque-a no seu blog...

Tb adoro esta arte! Acho dificílimo extrair detalhes de um rosto: olhar, boca, nariz, cabelo, orelha, enfim, da expressão de uma pessoa, e, então, realçá-los ou "distorcê-los", como o próprio Bap diz.

bjo,
 
que maravilha de trabalho!
admiro muito quem tem este dom!
 
Eu tb, Grazi!

Adoraria saber desenhar, mas não tenho nenhuma habilidade manual (a não ser pra digitação e manuseio do mouse...).

bjo
 
genial, genial.
 
Exatamente, Vivien...
 
Uma arte!
Nem menos nem mais: arte!
De encher os olhos, o coração, de entreter, de emocionar....arte!
Traços humanos, significados humanos.
Humor negro, branco, azul, humor!
Belo trabalho, mesmo antes de ser, ainda em esboço, belo trabalho!

Bjo Clélia!
Adorei o blog dele!
:-]
 
Legal, Eli! Um blog pra gente visitar sempre, e explorar, inclusive, posts antigos...

bjo
 
Clélia,
Incrível o Grande Otelo! Sem palavras para descrever.
Beijo
 
Clélia
Estou na casa dos filhos de novo e só volto dia 10. Mas prometo que vou colocar a nosso desenho no blog.
Bjs.
 
Ficarei aguardando, Rosa!

Curta Floripa, + 1 x...

bjo
 
Pois é, Lord. Pra mim, é uma caricatura definitiva! (não a do Erthal, que o Baptistão diz ser) E nem precisa ser "finalizada"...

bjo
 
Clélia

Demorei, mas coloquei o desenho lá no blog.

Bjs.
 
Legal, Rosa! Irei lá, ver...

bjs,
Clé
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?