quinta-feira, maio 24, 2007

 

Alfonsina y el mar


Lendo o livro Deus-dará, de Ana Miranda, deparei-me com esta crônica, sobre Alfonsina Storni:


Alfonsina y el mar

Alfonsina Storni escreveu seu último poema, "Voy a dormir":

Dentes de flores, coisa de orvalho
mãos de ervas, tu, amável nutriz,
prepara-me os lençóis de terra
e a colcha de musgos capinados.

Vou dormir, ama-de-leite, deita-me,
põe uma lâmpada à minha cabeceira,
uma constelação qualquer;
todas são boas; inclina a luz mais um pouco.

Deixa-me só: ouve brotar os ramos...
lá do alto do céu um pé te embala
e um pássaro desenha teus compassos
para que esqueças... Gracias. Ah, um recado:
se ele chamar novamente ao telefone
diga-lhe que não insista, que me fui...

Ela caminhou na areia, com o passo lento e os olhos frios e a boca muda deixou-se levar pelo mar, a fria esmeralda, transformando em poesia sua própria morte. Crepúsculo. Como Safo, atirou-se ao mar, de um rochedo. Como Virginia Woolf, que afogou-se no rio com uma pedra amarrada aos tornozelos. Trágica coerência. Alfonsina Storni criou uma perfeita metáfora da morte em "Yo en el fondo deI mar" (1934): a morte é uma cidade marítima de beleza alucinante, edificação desesperada, casa de cristal, peixe de ouro que lhe traz um ramo vermelho de flores de coral sereias de nácar, verde-mar, colunas de prata, veludos de coral são a arquitetura da nova e definitiva "casa humana", que nada pode perturbar, onde nenhum ruído chega. O silêncio. "Um sol branco, uma luz esmerilhada e ambarina banha esse páramo de estranha quietude onde os poucos seres vivos - sereias, animais do mar - apenas balançam." O desenlace. Se a vida começou no mar, no mar termina.

Alfonsina Storni é uma das maiores musas latino-americanas, a mais popular de todas as poetisas argentinas, famosa não apenas pela zamba gravada por Mercedes Sosa: "Te vas Alfonsina con tu soledad que poemas nuevos fuiste a buscar?"

Não apenas por suas poesias de uma natureza exultante e amorosa, de uma simplicidade lingüística admirável para a época, não apenas por suas inquietações, sua luta contra as condutas sociais encobridoras da feminilidade, mas também por uma exis­tência dramática.

Sua vida foi de grande desamparo econômico e carência afe­tiva. Nasceu na Suíça italiana, em 1892, filha de argentinos. Vi­veu a infância em San Juan e depois em Rosario, onde seu pai abriu uma cafeteria chamada Café Suizo. Alfonsina teve uma bre­ve experiência como atriz mambembe. Fez a escola normal em Corondo e tomou-se professora em Buenos Aires. Num período muito difícil de sua vida teve um filho, Alejandro, e precisou tra­balhar como caixa, balconista de loja, redatora publicitária.

Quando seus trabalhos em poesia lhe deram um pouco mais de estabilidade, com a publicação de livros e a consagração por meio de um importante prêmio literário, Alfonsina passou a co­laborar com revistas e jornais, a freqüentar as rodas literárias, ter­túlias de pintores, a viajar para a Europa e a dar conferências. Foi a primeira mulher a comparecer aos banquetes de escritores, re­servados até então aos homens. Fez uma célebre apresentação que deslumbrou o público, junto à poetisa que recebeu o Nobel, Gabriela Mistral, e Juana de Ibarbourou.

Alfonsina deixou oito livros publicados. Logo depois de sua morte, seus poemas de amor, os mais espontâneos e atávicos, do começo, uma celebração instintiva da experiência erótica, passaram a ser recitados nas casas, nas ruas, aos ouvidos dos enamora­dos. Com o tempo sua poesia posterior, mais enigmática, foi sen­do compreendida e apreciada.

Ela escrevia com a intuição. Os poemas vinham à sua men­te "prontos na forma e no conteúdo". Quase em transe ela escre­via a "maioria dos sonetos em poucos minutos, a lápis, em um lu­gar público, um veículo em movimento, ou em seu leito, acordan­do a toda hora" - ainda que depois gastasse meses em revisões. Seus livros foram escritos entre tarefas esmagadoras que a impe­diram de "serenar-me, completar minha cultura, fazer uma sosse­gada obra de arte".

Atrás dessa história banal de uma vida de escritora, há a sua verdadeira biografia, que se passa numa dimensão mais profunda: seus desencontros, suas decepções, seu definitivo pessimismo quanto às possibilidades do amor, o suicídio do melhor amigo, o escritor Horacio Quiroga, o câncer no peito, seu isolamento, o seu irreversível desassossego, até sua morte em 1938, aos 46 anos de idade.

Sua vida e sua poesia são cheias de pressentimentos, "tengo el presentimiento que he de vivir muy poco" (1918), uma víbora branca que docemente lhe pique o coração, "Un día estaré muer­ta, blanca como Ia nieve" (1919), a morte foi tomando seus poe­mas, "una luz tamizada que ha de cubrirme toda, con su velo impal­pable como un velo de boda", o silêncio a chamava, o silêncio e a morte aos poucos se tornaram uma obsessão, o silêncio era a ima­gem da morte, a água azul, a melancolia era a morte, "Oh, muer­te, yo te amo, pero te adoro, vida...", o mar surgiu como a paz fi­nal, os traços de seu destino se delineavam, em frente ao mar; das ondas prisioneira, "Oh, mar, dame tu cólera tremenda", mar, eu so­nhava ser como tu és, mar, dá-me o inefável empenho de tornar­-me soberba, inalcançável, como dizer o mal que me devora, o qual me devora e não se acalma? O seu corpo e a sua alma cada vez mais invadidos pelos musgos, ervas, camadas de terra, "Epita­fio para mi tumba" (1934): "Aquí descanso yo: dice Alfonsina", o mar sem fundo, almas abraçadas a suas largas crinas. O mar imóvel. Paredes de água me farão cortejo na tarde resplandecente, a morte: mística flor, técnica e fria. Lua minguante. A poesia: não me atrevo a mirar teus olhos puros.


[extraído do livro “Deus-dará – crônicas publicadas na Caros Amigos”, de Ana Miranda, 2003, Casa Amarela, pp. 34-38]

Glossário:

zamba
substantivo feminino
Rubrica: dança, música.
dança tradicional argentina com acompanhamento musical em compasso binário

[verbete extraído do Dicionário Eletrônico Houaiss]

páramo [De or. pré-romana, pelo lat. paramu]
S. m.
1. Planície deserta: "O mar dorme tranqüilo e sossegado, / E o céu daquele dia / É como infindo páramo azulado." (Gonçalves Crespo, Obras Completas, p. 73.)
2. P. ext. A abóbada celeste; o firmamento.
3. A porção alpina dos Andes.
[Plural: páramos]

tertúlia [Do esp. tertulia]
S. f.
1. Reunião familiar.
2. Agrupamento de amigos.
3. Assembléia literária: "de regresso, as reuniões de quinta-feira no habitáculo desarrumado dos ficcionistas ..... Naturalmente, nessas tertúlias, .... os censores à Pontmartin e Planche eram desancados" (Agripino Grieco, Estrangeiros, p. 158).

atávico [Do lat. atavu, 'quarto avô', + -ico]
Adj.
1. Adquirido ou transmitido por atavismo.

atavismo [Do lat. atavus, 'quarto avô', + -ismo]
S. m.
1. Reaparecimento, em um descendente, de um caráter não presente em seus ascendentes imediatos, mas, sim, em remotos: "Quanto mais homens conheceres, mais diferentes almas sentirás em ti. Folias com os alegres; sonhas com os poetas; os aristocratas, criados entre artifícios, amam em ti, pelo atavismo de seus apetites grosseiros, teus instintos rudes, e tu amas neles suas fidalgas maneiras" (Antero de Figueiredo, Cômicos, pp. 168-169).

[verbetes extraídos do Dicionário Eletrônico Aurélio]



[Cartão postal com a poesia “Dolor” e o monumento à memória da grande poeta, em frente ao mar (em Mar del Plata), onde ela um dia entrou para não mais voltar.]


DOLOR
Alfonsina Storni

Quisiera esta tarde divina de octubre
Pasear por la orilla lejana del mar;

Que la arena de oro, y las aguas verdes,
y los cielos puros me vieran pasar.

Ser alta, soberbia, perfecta, quisiera,
Como una romana, para concordar

Con las grandes olas, y las rocas muertas
Y las anchas playas que ciñen el mar.

Ver cómo se rompen las olas azules
Contra los granitos y no parpadear;

Ver cómo las aves rapaces se comen
Los peces pequeños y no despertar;

Pensar que pudieran las frágiles barcas
Hundirse en las aguas y no suspirar;

Ver que se adelanta, la garganta al aire,
El hombre mas bello, no desear amar...

Perder la mirada, distraídamente,
Perderla, y que nunca la vuelva a encontrar;

Y, figura erguida, entre cielo y playa,
Sentirme el olvido perenne del mar.

Links:
http://es.wikipedia.org/wiki/Alfonsina_Storni
http://cvc.cervantes.es/actcult/storni/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Safo

Pelo título da crônica, lembrei-me, imediatamente, da linda canção, homônima, interpretada por Mercedes Sosa e citada por Ana:

Alfonsina y el mar
Ariel Ramirez et Félix Luna
Intérprete: Mercedes Sosa

(em homenagem à poetisa argentina Alfonsina Storni)

Por la blanda arena que lame el mar
su pequeña huella no vuelve más
y un sendero solo de pena y silencio llegó
hasta el agua profunda
y un sendero solo de penas puras llegó
hasta la espuma

Sabe Dios que angustia te acompañó
qué dolores viejos calló tu voz
para recostarte arrullada en el canto
de las caracolas marinas
la canción que canta en el fondo oscuro del mar
la caracola

Te vas Alfonsina con tu soledad
¿ qué poemas nuevos fuiste a buscar ?
Y una voz antigua de viento y de sal
te requiebra el alma
y la está llamando
y te vas, hacia allá como en sueños,
dormida Alfonsina, vestida de mar.

Cinco sirenitas te llevarán
por caminos de algas y de coral
y fosforescentes caballos marinos harán
una ronda a tu lado.
Y los habitantes del agua van a jugar pronto a tu lado.

Bájame la lámpara un poco más
déjame que duerma, nodriza en paz
y si llama él no le digas que estoy,
dile que Alfonsina no vuelve.
y si llama él no le digas nunca que estoy,
di que me he ido.

Te vas Alfonsina con tu soledad
¿ qué poemas nuevos fuiste a buscar ?
Y una voz antigua de viento y de sal
te requiebra el alma
y la está llamando
y te vas, hacia allá como en sueños,
dormida Alfonsina, vestida de mar.

(letra extraída do site: http://egophelia.free.fr/7ophelie/alfonsina.htm)


.

.
E fiz, ainda, outra associação, ao assistirmos, Cecília & eu, ontem à tarde (ela, pela 1ª vez, eu pela enésima), o filme As horas (2002), dirigido por Stephen Daldry, com Nicole Kidman, Julianne Moore & Meryl Streep, baseado no romance homônimo de Michael Cunningham, que apresenta trama paralela de um dia na vida de três mulheres, uma delas, Virginia Woolf, escrevendo seu livro Mrs. Dalloway. Com a belíssima trilha sonora de Philip Glass.

.

.



Para ouvir uma das faixas, "Morning Passages", clique aqui.






.

Pra Jaqueline.



Comments:
Oi, Clélia!

Que surprêsa boa!
Senti tua falta, vim saber de ti e encontro a Alfonsina! Adoro esta música e mais ainda agora ao conhecer a história dela.

Como está o braço? Eapero que estejas bem.

Eu continuo com a fisio, mas com muito medo de não escapar da cirurgia.

Bjs.
 
Oi, Rosa!

Você foi a primeira a descobrir meu retorno... Também adoro esta canção, e nunca a havia associado a um personagem real. Legal descobrir algo assim e poder disseminar...

Minha cirurgia está marcada, agora, pra meado de junho. Será feita com o método de artroscopia (sem corte, só furos!). Estou receosa, mas se isso me livrar das dores, da limitação de movimentos e perda de força na mão & braço, eu encaro! Arnaldo & Cecília 'tão dando mó apoio!

bjão, querida,
Clélia

Em tempo: Estive no seu blog, e quero deixar uma canção no post sobre o tempo e suas marcas. Preciso ripá-la. Aguarde...
 
Você voltou!!! Não me falou nada!

Adoro essa música e essa gravação da Mercedes Sosa. Mas tenho a sensação de que ouvi uma outra gravação há pouco tempo e não consigo me lembrar qual foi. Pode ter sido num dos discos novos que trouxemos de Buenos Aires.

Sobre esse filme, As Horas, nunca consegui vê-lo. Tenho alguma trava em relação a ele. Você já viu mais de dez vezes, não foi?
 
Não falei, mas dei uma porção de pistas: querer me cadastrar no Jigg; perguntar quais gravações tínhamos de "Alfonsina y el mar"; comentar sobre a crônica da Ana Miranda, no livro "Deus-dará"... Você não desconfiou? Escrevi o post enqto você estava viajando, queria que descobrisse sozinho.

Já perdi a conta do número de vezes que vi este filme e ouvi o CD da trilha sonora... Parece "As pontes de Madison", com Clint Eastwood & Meryl Streep, qu'eu sempre vejo e sempre me toca... Um trabalho incrível dos 2!

bjo
 
O Daniel me avisou que vc estava de volta. Que bom!;0)
 
O Daniel 'teve aqui? E nem me deu oi???
 
Oi, Clélia

Adorei a 'ripada' com aquelas músicas da Mercedes Soza! Obrigada!

A gravação de Alfonsina feita pela Nana Mouskouri tb é maravilhoa.

O médico disse que se eu fizer cirurgia tb vai ser pelo mesmo método. depoi vem contar tudinho!

Bom findi!

Bjs.
 
Que maravilha voltar a esta casa e ver novidades! Que você voltoua cantar por essas bandas!
É isso aí, Clélia!
Escreva sem pressão, quando der vontade!
Maravilha!
Espero suas cantorias lá no Geografias!
Abração e sucesso na cirurgia!
 
Rosa,

Não conheço esta gravação, mas irei procurá-la, claro!

Que bom que gostou das músicas com a Mercedes, que deixei no seu blog. Eu adoro ouvi-la cantar!

Conto, sim, como foi tudo, pra lhe dar um incentivo!

bjão,
Clé
 
Pois é, Diego... às vezes, surge algo pra dizer/cantar e a gente diz & canta. Vontade de partilhar descoberta(s) ou algo que havia guardado... A idéia do blog, aliás, desde o início, foi esta. O próprio nome diz!

Valeu a visita, meu caro!

bjo,
Clé

Em tempo: Os temas do Geografias 'tão mais difíceis de serem cantados, ou eu perdi a mão... Perdoe. Mas vou sempre lá, até pra lhe defender dos anônimos babacas, ridículos & covardes!
 
"Defender" é bom!
 
Ah, pretensão...
 
bom te ver de volta.
se tem uma música que eu adoro, é Alfonsina y el mar.

e As Horas é um filme belíssimo, que já vi duas vezes.

piu piu. :)
 
Então, Pinta, reabri o boteco, conforme você sugeriu... com mais 1 achado & 2 guardados!

bjo,
volte sempre
 
Vi que vc e Arnaldo entraram na jogada pra me defender sim... pena não sabermos de quem...

Mas essas coisas acontecem.
Nunca tive nenhuma inimizade. Depois que comecei a escrever, surgiu a primeira. Pela internet. Um cara, de quem eu gosto muito, tomou implicância comigo e resolveu me esculhambar...

Mas não posso dizer quem quis me ofender, afinal, o sujeito escondeu-se no anonimato.

Vez ou outra ponho alguns alunos pra fora de sala por conversa... pode ter sido um deles.. Todos conhecem o Geografias.

Enfim, vc viu que eu convidei o sujeitopro bar... pra comer e beber comigo... vamos ver se ele topa!

Quanto aos textos, sem dúvida eu conheço menos de música do que vcs mas acho que tá impossível postar algum comentário cantado.
Esses dois últimos então...

Em breve, mais novidades!
Bjo!!
 
*




u-hu, de volta!
que bom que vc está escrevendo de novo.
e começou bem, com uma música e um filme legais.
vamos nos ver muito por aqui.
sucesso pra nova fase do blog.




*
 
Valeu a visita, Sean!

É, mesmo, o início de uma 2ª fase, vamos ver como me sentirei...

Comi pinhão, por sua causa, neste fds! São lindas as fotos, no seu blog, desta semente (como define o Aurélio), especialmente no cacho, e da gralha azul.

bjo,
Clé
 
Ah, Sean: lembrei do seu comentário, no blog da Adriana, hoje, e voltei lá, com uma música. Dê uma olhada... (a sua cara)
 
Clélia que alegria de ver de volta, ainda mais qdo nos delicia com seus cometários musicais.
Obigadissimo pelo comentário.
Beijinhos carinhosos cheio de energia positiva do outro lado do oceano
 
Welcome, again!Legal saber que a teremos aqui!
Associações..hum...eu adoro isso.
Como um amigo me postou, a arte tem disso - uma coisa nos faz rememorar a outra!

Bjão,
eLi
:-]



ps e a tempo...eu consegui, enfim, achar os links das músicas que desejo postar em minha página.
Descobri o erro que eu cometia e o corrigi!
:-]
 
Oi, Adriana! Que bom vê-la por aqui tb... Volte sempre!
bjos,
Clé
 
Caro Eli,

Faço associações constantemente, mesmo sem querer... Adoro qdo uma coisa puxa outra, têm a ver, se completam! Parece que tudo faz mais sentido, não acha?

Que bom que conseguiu sanar o erro! Teremos, então, mais um blog musical...

bjão pro 'cê tb,
Clé
 
que delicia de post!!!!!!!!
tuas visitas cheias de musica são adoráveis e ainda mais adorável vir aqui e ler sobre poesia, musica e cinema, adorei!
beijos
 
Oi, bonitinha!

Legal recebê-la aqui também...
Vou sempre ler seus escritos, às vezes, deixo um comentário musical ou não. Bom que goste!

bjo,
Clé
 
Clélia passei aqui com esperança de um post novo...mas de qualquer forma valeu a pena e aproveitei e reli alguns...
beijinhos carinhosos cheios de energia positiva do outro lado do oceano
 
Ando meio atarefada, nestes últimos dias, por isso não deu pra atualizar, Adriana. Mas o farei.
Grata, de qquer forma, pela visita!
bjo,
Clé
 
bem...quanto à música de Bethânia...deixarei de lado, mudei três vezes, no site aparece a canção certa...mas quando ponho na página, algo acontece!
Mas a canção realmente é linda!
Bjins
eLi
:-]
 
Fala clélia!Demorei pra vir neh?desculpa eh q entro basicamente uma vez por semana(sexta).gostei dos poeminhas(o primeiro pra mim foi o mais legal).Tô pensando em coloka alguns poeminhas no meu também....


BjO
Do TDY
 
Fala Daniel! Não gostou mais do 1° poema por ser traduzido, não, né? ('tô brincando...)

Coloque, sim. Poesia & música sempre é legal!

Continuo indo lá, na sua Casa, te ler... (reparou que o seu blog e o da sua mãe são casas?)

bjo,
Clé
 
Só me dei conta disso, agora...
 
Como está, Clélia?
Quando será a cirurgia?
Espero que dê tudo certo! Depois vem contar, pq a próxima serei eu.

Bjs.
 
Cara Rosa,

Minha cirurgia está marcada para o dia 14 de junho (5ª feira), à tarde. Estou em compasso de espera... Já fiz os exames de sangue solicitados pelo ortopedista (incluindo o de coagulação); já tenho avaliação & autorização do meu cardiologista; falta apenas realizar a consulta pré-anestésica, no próprio hospital, na véspera da cirurgia.

A recuperação pós-cirurgia é minha maior preocupação. Ficarei, 1 mês ou mais com o braço direito imobilizado. Detesto depender dos outros pra fazer as coisas...

Contarei, tudo, sim. Pode deixar...

bjão,
Clé
 
Em tempo: Recebeu meu último e-mail, datado de 30/05. Se não recebeu, reenviarei...
 
Clélia

Hoje saiu meu veredito: terei que fazer a cirurgia. Vou fazer em Porto Alegre, mas o médico vai viajar e só consegui um horário pra consulta dia 12/7. Como terei que ficar na casa do meu filho, em Floripa, durante o mes de julho, talvez até dia 24, marquei consulta para o dia 26 e aí será marcada a cirurgia. Até lá vou fazendo alguma fisio.

Eu tb me preocupo com a pós-cirurgia, pois, como tu, não gosto de depender dos outros.

O e-mail, resposta da "vitrolinha" eu recebi, sim.

Vou ficar torcendo por ti e para que a tua cirurgia seja um sucesso.

Bjs.
 
'brigadão, Rosa, torcerei por você também...!
bjs
 
Clé!
O meu e-mail é: moreira1506@yahoo.com.br
Depois me manda as instruções que eu não consegui copiar antes de apagar o comentário.
Bjo&Abço!
 
Ok, Diego. Mando, sim.
bjo & abço
 
vim ver como vc está. :)
e li nos comentários que vc vai fazer a cirurgia do braço.
bom, te desejo uma boa recuperação. e que vc tenha muuuiiiita paciência, e que deixer os outros te cuidarem, te darem carinho e te mimarem bastante.

seja pintinha um pouquinho. :)

boa sorte, beijão!!!
 
Valeu a visita, Márcia!

Acho que não terei outra saída, a não ser me submeter aos cuidados de quem está à minha volta (Arnaldo & Cecília).

Carinho & mimo sempre é bom! Eu adoro! Dependência física é que pega...

bjão,
Clé
 
Clelia,
eu preciso te contar que no sábado de manhã entrei aqui, e fiquei tão encantada, tão contente e que a música do Philip Glass foi tão inspiradora que escrevi a postagem de sábado ( faz sol) inspirada em por você.
que bom!
beijo bem grande
Lulu.
 
Gostoso ouvir isso, Lulu!

A trilha de As horas mexe comigo, profundamente. Uma mistura de tristeza, suavidade, melancolia...

Vou ler o seu post de sábado (estivemos, Arnaldo & eu, acamados, neste fds prolongado. Uma gripe nos acertou em cheio!).

bjão,
Clé
 
oii, tem recadinho pra vc no meu blog ;)
bjos
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?