segunda-feira, março 12, 2007
pausa...
Precisarei abandonar o computador por um tempo... Iniciei, hoje, sessões de fisioterapia pra tratar de uma bursite, no ombro direito, e tendinite, na mão direita. Ah, este mouse! Terei de ficar longe também do varal e da tábua de passar roupa... que horror!!!
Bursite
Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Sintomas:
Dor
Edema
Inflamação
Restrição de movimentos
Causas:
Traumatismos
Infecções
Lesões por esforço
Uso excessivo das articulações
Movimentos repetitivos
Artrite (inflamação das articulações)
Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação)
Tratamento:
O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterapêuticos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=46
Beijinhos carinhosos do outro lado do oceano e cuida-se
bjo,
Clélia
Minha pressão arterial andou oscilando, nestes últimos dias, por conta de um antiinflamatório pra bursite (o que me fez parar com a medicação), mas continuo com as sessões de fisioterapia, que têm ajudado. Ainda sinto, porém, dores e limitação nos movimentos, o que me mantém longe do computador...
Grata pela atenção, carinho & preocupação de todos vocês!
bjos,
Clélia
Tenho te encontrado no blog do Sean e agora no da Thelma.
Resolvi vir aqui pra confraternizar contigo, pq estou sofrendo do mesmo mal, bursite e tendinite, com promessa de cirurgia e não é a primeira vez, só que agora foi pior.
Também estou catando milho com a mão esquerda, mas não aguento ficar longe disso aqui.
Espero que fiques boa logo.
Bjs.
Ouvi as músicas que colocaste para mim, sim. Muito obrigada!!! Tua sensibilidade me comove. Desculpa nao ter respondido naquele momento, mas passou um tsunami em minha vida. Agora, as coisas começam a entrar no eixo novamente.
Desejo que melhores logo!!! Sentimos tua falta. Bjs. Ânimo!
Vejo sempre sua foto estampada nos comentários de blogueiros amigos... Só não fui, ainda, visitá-la, em "sua casa", como diz a Vivien (a casa da mãe Joana).
Seja bem-vinda por aqui!
Espero que se recupere logo das dores e limitações que este quadro impõe... Sofremos do mesmo mal.
Afastei-me do computador por ele ser um vício, além do meu instrumento de trabalho (faço revisões de texto). Se der o 1° gole, encho a cara!
Mas sinto saudade da blogosfera... Às vezes, fico circulando um pouco, por aí, sem nada comentar.
bjo,
Clélia
Fiquei sabendo, Thelma,
através do seu antigo blog, da sua perda... Espero que você consiga enfrentar e superar esta difícil e dolorosa fase de aceitação.
bjo gde,
Clélia
Eu aqui do outro lado do oceano te envio silenciosamente uma oraçao que te traga paz, tranquilidade, serenidade...e mesmo catando milho possa voltar em breve...estou sentindo sua falta...
Se cuida!!!
Beijos carinhosos do outro lado do oceano
O teu problema é LER?
O meu, além deste, é genético, o que fazer?
Espero que melhores logo e seja bem-vinda na "minha casa" também.
Bjs.
Provavelmente, sim, pelo uso constante do computador (mouse & teclado). Não sei bem qual a diferença entre tendinite & LER, mas acho que são "farinhas do mesmo saco"...
Espero que você melhore também!
Passei em sua casa, mas não deixei recado... Que maus modos, nem lhe cumprimentei! Perdoe.
Mas cadê a sua fotinho, junto ao comentário? Gosto tanto dela, parece de um tempo antigo (por ser em branco & preto). Você está bonita!
bjo,
Clélia
"Tendinite, DORT ou LER - Lesões causadas por esforços repetitivos ou traumas no sistema músculo-esquelético."
Esta síndrome é relatada desde 1700, quando Ramazzini – o pai da medicina do trabalho – a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde, aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença – que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural – torna-se um fenômeno mundial, devido à grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária. Hoje, a síndrome, que é mais associada ao trabalho informatizado, já representa quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil. A prevenção foi e continua sendo a melhor forma de combate a este tipo de patologia. A adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados (com adoção de pausas ao longo da jornada de trabalho) são fundamentais. Quando existe uma suspeita de lesão, o acompanhamento de um profissional torna-se primordial para a correta avaliação e tratamento do funcionário. Algumas das patologias mais freqüentemente associadas ao trabalho informatizado são:
Tendinite: Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Manifesta-se com mais freqüência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores: movimentação freqüente e período de repouso insuficiente. Manifesta-se, principalmente, através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Tenossinovite: Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite, os dois principais fatores causadores da lesão são: movimentação freqüente e período de repouso insuficiente. Manifesta-se, principalmente, através de dor na região, que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Síndrome de DeQuervain: Constrição dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesma bainha; quando friccionados, costumam se inflamar. O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar. Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.
Síndrome do Túnel do Carpo: Compressão do nervo mediano no túnel do carpo. As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite no nível do tendão dos flexores – neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.
(...)
Como se evita a LER
É muito mais fácil evitar lesões do que curá-las. Alguns tipos de LER podem causar lesões permanentes. Por isso, é importante que dê o seu corpo um bom tratamento desde o início. É aconselhável que preste atenção às precauções seguintes:
- Assegure-se que a sua postura está numa condição ergonômica.
- Faça pausas freqüentes.
- Use as pausas para esticar, massagear e descansar.
- Estique-se freqüentemente.
- Quando estica, reduz a tensão dos músculos. Mas não estique se sentir dor. Se já está a sofrer da tendinite, alguns exercícios podem causar mais lesões. Consulte um bom especialista.
Velocidade
A velocidade da execução de exercícios, técnicas e músicas deverão ser aumentados, progressivamente, de acordo com o desempenho para não causar lesões.
Mantenha os braços e as mãos numa temperatura bem quente.
Quando frios, tendões e músculos estão suscetíveis a lesões.
Não use o computador supérfluamente.
Evite jogos, chat, etc.
Sintomas
- Cansaço inexplicável;
- Torpor;
- Fraqueza nas mãos e nos antebraços;
- Rigidez nas articulações;
- Problemas ao abrir e fechar as mãos;
- Necessidade de massagear zonas doloridas;
- A sensação de cavilhas e agulhas nas mãos e nos dedos;
- Mãos frias e doloridas, particularmente cedo de manhã;
- Problemas de coordenação.
Se estiver sentindo estes sintomas, é aconselhável que contate logo um médico.
(...)
Copyright © 2000 - São Paulo - Brasil - Eduardo Plate
http://www.violao.hpg.ig.com.br/tendinite.html
Tendinite é a inflamação do tendão e tenossinovite é a inflamação de um tendão e da estrutura que o envolve. Tendão é a estrutura que liga o músculo ao osso, tem pouquíssima capacidade de extensão e muito resistentes a tração. São escassamente vascularizadas, originando assim sua cor esbranquiçada, devido ao pouco sangue que recebe.
É muito comum ocorrer tendinite em pessoas que realizam movimentos repetitivos, poid estes movimentos usam tendões.
Para evitar esta inflamação dos tendões seria útil que a pessoa que realiza constantemente movimentos repetitivos, executasse alongamentos específicos para os músculos e tendões envolvidos no movimento.
(...)
L.E.R. (lesões por esforços repetitivos) ou D.O.R.T. (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
São patologias causadas pelo uso excessivo e contínuo de alguma articulação. Por exemplo: tendões ligados aos músculos flexores dos dedos da mão devido a muita digitação nos computadores ou a bursite que ocorre no ombro devido ao fato de elevar constantemente o braço, etc.
O uso constante e repetitivo de um grupo de músculos causa inflamação nos tendões levando a uma tendinite do mesmo, com conseqüente dor e incapacidade em continuar a usar adequadamente os tendões envolvidos no movimento.
Essas lesões são: as tenossinovites (inflamação da bainha dos tendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites (inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na face lateral da extremidade distal do úmero), síndromes compressivas e outras doenças associadas ao uso repetitivo de uma articulação.
(...)
BURSITE
bursite: palavra que deriva do latim (bursa = bolsa) e do grego (ite = inflamação), designando a inflamação das bursas (bolsas serosas que existem nas articulações do nosso corpo).
Nossas articulações possuem bursas para diminuir o atrito causado no movimento. Porém, se usarmos inadequadamente, ou muito constantemente, poderá ocorrer um processo inflamatório nas mesmas.
A mais comum é a inflamação do ombro: bursite do ombro.
A bursite pode tornar-se mais dolorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.
(...)
FIBROMIALGIA
Fibromialgia é a condição dolorosa e difusa músculo-esquelética, geralmente acompanhada de fadiga e distúrbio do sono.
O paciente acometido de fibromialgia relata dor difusa, sem saber indicar um local exato de dor, a dor pode ser como sensação de queimação. É comum ocorrer mudança da localização da dor.
Também é muito comum ocorrer depressão e ansiedade, devido aos próprios sintomas da síndrome.
(...)
http://www.drgilberto.com/lerdort.html
Estou, no momento, tentando controlar minha pressão, alterada pelo uso de um antiinflamatório. A dor e a limitação de movimentos persistem. Continuo com a fisioterapia, que tem me ajudado...
Grata por sua atenção & interesse,
bjo,
Clélia
Beijinhos carinhosos do o utro lado do oceano
'brigadão pela lembrança, pensamento & energia positivos!
bjos,
do lado de cá
Obrigada pelos votos de melhora. É tudo qu'eu desejo, realmente, no momento!
bjo,
Clé
Beijos enormes e minha oraçao e energia positiva para voce deste lado do oceano
Grata, mais uma vez, pela oração e energia positivas.
bjo,
Clélia
bjo
adorei tua visita nos Meus Escritos, amo música e vejo que você também, podemos trocar várias figurinhas!
apareça sempre!
nos meus arquivos tem alguns textos sobre um seminário que fiz de MPB, tem também texto sobre o cd carioca do chico e os ultimos cds lançados pela Marisa Monte, quando tiver um tempinho e quiser procurar ;)
beijos
Abraços millll.
Bjs. Luisa
Deixei um recadinho pra você no post da Ceumar, mas vou transcrever aqui, pra facilitar a sua vida:
Graziana disse...
conheci a ceumar com o segundo cd dela, adorei, achei linda a voz! ouvi no rádio e corri pra internet pra buscar informações!
ótimas dicas aqui hein, adorei seu blog, vou linkar no meu e vir sempre aqui ;)
beijos
2/4/07 09:41
Clélia Riquino disse...
Grazi,
Adoro a Ceumar, sua simplicidade, autenticidade, seu jeito de cantar, tocar, se comunicar com o público (já vimos vários shows dela).
Tentei colocar o link, do GOEAR, da música "Alguém total", na caixa de comentários do seu blog, mas não deu certo...
Você poderá ouvi-la aqui no meu, num dos posts do Luiz Tatit.
O blog 'tá em recesso, temporariamente, mas há coisas postadas desde o início de janeiro/07. Dê uma olhadinha... (comente!)
bjo,
Clélia
2/4/07 15:02
Lerei seus textos sobre MPB, sim.
bjo,
Clélia
O seu recadinho foi deixado no post "Abraça, vai", do seu blog. Dê uma olhadinha.
Valeu a visita, volte sempre, apesar do recesso do blog...
bjo,
Clélia
Como estás?
Eu não tinha voltado aqui, nem visto os últimos comentários.
Eu já tive a Síndrome de DeQuervain, ao tirar uma forma quente do formo. Penei por meses.
A Lu que se cuide, eu tricotava, crochetava, pintava, não tinha o que não fizesse. Depois de trabalhar anos ralando chocolate e fazendo arranjos com eles sem os cuidados necessários, estou aqui deste jeito.
Espero que te recuperes logo e possas voltar.
Bjs.
Não é tão antiga, né?
Mas estes três anos já fizeram muito estrago...
Obrigado pelo seu comentário lá no Geografias Suburbanas. Aquilo lá andava bem parado e você resgatou uma canção que foi feita quando eu tinha uns 5 anos de idade. Uma bela canção. Parabéns pelo seu blog, também. Procurarei visitar sempre.
E melhoras, é claro. Isso dói.... mas passa! Tomara que passe logo!
Um beijo carinhoso!
Quis "ilustrar" um pouco o seu post. Se você observar, nos blogs que visita por aí, há sempre uma música colocada por mim, nos comentários... Adoro "falar" através delas. É tb uma forma de comunicação.
Dê uma olhadinha em meus posts anteriores... Comecei o blog em janeiro, mas agora, ele está em recesso. Espero voltar em breve!
bjo,
Clélia
'brigadão pela visita... Precisamos nos conhecer pessoalmente, qquer dia!
bjãozão,
Clélia
Longe do varal e da tábua de passar hein? Digaê!
Pense Polyanna
Pense Polyanna
Abs,
Liris Letieres
De qquer forma, grata pela visita! Seja bem-vinda, dê uma olhadinha nos posts anteriores e comente, se quiser.
abço,
Clélia
Gostaria de te pedir um favor, gostaria de saber linkar musica no meu blog, sera que podes tentar me explicar...
U, abraço carinhoso do outro lado do oceano
bjo,
Clélia
Um grande beijo iberico (como diz Sean) para voce deste outro lado do oceano e obrigado , vou esperar o email
Você fez como os meus gatinhos, que chegam perto de mim e dizem: miau...
Pensando bem, acho um perigo você aparecer aqui no quintal de casa, pois Chicão, Mel & Zeca cairiam em cima de você!!! (e não seria pra brincar...)
Mas no meu blog você está segura. Seja bem-vinda, volte sempre!
Dê uma ciscada nos posts antigos, veja se há algo que lhe agrade.
bjo,
Clélia
Ainda no estaleiro, menina???
Paciência, paciência...
Será que ainda não inventaram um mouse que não prejudica tanto as mãos, juntas, ossos, tendões?
Puxa, deveria ser algo tão natural. Como cada vez mais natural é estar diante de um computador. Acho que gerações futuras nascerão com um mouse embutido na palma das mãos, fruto de mutações. Será??? Nada de LER, bursite e outros ites. Ok, para nós restam os anti-inflamatórios, fisioterapia e acupuntura. Paciência!
Beijo,
Bia Alessi.
Continuo ancorada aqui, no estaleiro, só recebendo visitas... Ótimo receber a sua, novamente!
Concordo contigo, deveriam, mesmo, criar um mouse que não causasse danos!
bjão,
Clé
Recomeçei a fisio hoje, estou melhor só colocando gelo, agora acho que vai ser mais rápido, felizmente a cirurgia ficou pra ser pensada mais tarde.
Fico encantada com teus comentários, pra tudo tens uma música, acho isso muito legal!
Bjs.
Já estou tb na 2ª etapa da fisioterapia (+ 10 sessões), mas não sinto, infelizmente, muita melhora, não...
Ontem, submeti-me a um exame de ressonância magnética. Não o concluí, pois o ombro doeu muito, durante o processo, e uma sensação claustrofóbica impediu qu'eu continuasse dentro do "túnel". Terei de repeti-lo, desta vez, sedada.
Cirurgia adiada é um bom sinal! Eu ainda não sei se terei de fazê-la. Dependerá do resultado deste exame.
Que bom que você gosta dos meus comentários musicais! Deixei algum assim, tb, no seu blog?
bjo,
Clélia
Espero que tudo va bem no seu exame, desde aqui te envie muita oraçao e energia positiva.
Beijinhos carinhosos do outro lado do oceano
Grata pelas orações e energia positiva que você sempre me envia!
bjos tropicais,
Clé
Outra vez que tive este problema, depois de uma infiltração, o médico mandou fazer exercícios e nunca paralisar. A dor só passou depois de 5 meses e nunca poderia ter parado com os exercícios. Parei por motivo de doença do marido que infartou e eu me dediquei a ele. Aí deu no que deu, hehehe.
Espero que teu exame dê bons resultados.
Bjs.
Ebijinhos carinhosos cheio de energia positiva para voce do outro lado do oceano
Não estou com o braço paralisado, nem imobilizado (não sabia, ao certo, a qual das possibilidades você se referia).
Tenho feito exercícios na fisioterapia, mas dói bastante o ombro, ainda...
'brigadão pelo apoio & força!
bjo,
Clélia
Já escolhi a música pro seu último post (de aniversário, não sei se já atualizou!). Estou tentando acessar o GOEAR pra colocá-la com som... Aguarde + um pouquinho!
bjão,
Clé
Vejamos se você vai resgatar as canções que estão na minha cabeça..
Valeu!
Estive "fora do ar", ontem, por isso só li seu texto qdo cheguei em casa, mais de 1 da manhã. Não dava, naquele momento, pra pensar numa música. Agora, cedo, vim pro computador, decidida a encontrá-la! Veja, lá, o que me ocorreu...
bjo,
Clélia
PS: Fomos assistir, ontem à noite, no Tonico's Boteco, em Campinas, uma apresentação do Moa (com o QCV - Quarteto de Cordais Vocais -, um grupo da região). Lembrei-me de você, qdo ele cantou "Saudades da Guanabara"... Pedimos, tb, "Pra que pedir perdão" e "Vila Isabel". Ele nos atendeu!
Vejamos se você vai resgatar as canções que estão na minha cabeça...
Várias?!?!?!? Pô, 'tô tão mal assim...? Consegui uma, com algumas tentativas frustradas de outras...!
Viajaremos pra Sampa, hoje. Vamos assistir ao show do Eduardo Gudin & Leila Pinheiro, no Teatro Fecap. Passaremos, de manhã, no Mercadão (já que no fds passado não conseguimos!).
'té +!
Acho que acabei sobrecarregando sua caixa de comentários! Ocorreram-me outras canções, dê uma olhadinha lá...
bjo,
Clé
E pode mandar quantos comentários quiser.
valeu!
<< Home