quinta-feira, março 01, 2007

 

O prazer de comer


Ganhei, do Arnaldo e da Cê, 2 livros:




As mulheres franceses não engordam [Mireille Guiliano, Tradução: Marisa Murray, Editora Campus, 2005]










A não dieta dos franceses [Dr. Will Clower, Tradução: Ana Beatriz Rodrigues, Editora Campus, 2006].




Imaginem por que...!?!

Sim, sou mais uma, entre muitas, com excesso de peso, insatisfeita com o corpo, mas sem disciplina, força de vontade, resistência pra abandonar todas as delícias gastronômicas que nos rodeiam (pizzas, pães, massas, doces, etc.), e fazer, diariamente, exercícios físicos (caminhada, academia, natação, bicicleta, ou coisa que o valha!). Comecei o
Pilates (incentivada por uma amiga de muitos anos*), adorei, recomendo, mas chegou uma hora que não conseguia mais me olhar no espelho da sala de aula, de corpo inteiro, ou ter pique pra realizar os exercícios. Abandonei, depois de alguns meses, mas pretendo, ainda, voltar...

Quem são os autores:

Mireille Guiliano
Nascida e criada na França, Mireille Guiliano foi pela primeira vez para os Estados Unidos como estudante de intercâmbio e retomou definitivamente no começo de sua carreira profissional. É presidente e CEO da Clicquot Inc., em Nova York, e diretora da Champagne Veuve Clicquot em Reims. Casada com um americano, Mireille mora a maior parte do ano em Nova York e faz viagens freqüentes a Paris. Seus passatempos favoritos são café-da-manhã, almoço e jantar.

[extraído do livro “As mulheres franceses não engordam”, pág. 201]

CEO - Chief Executive Officer - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. [Você s/a - Novembro/2002 - Edição 53]


O Dr. Will Clower é um premiado neurofisiologista, americano. Ele é fundador e presidente da Mediterranean Wellness, Inc., instituição que administra o The PATH Healthy Eating and Weight-Loss Curriculum, um programa adotado por grandes clientes corporativos americanos. Frequentemente é citado em publicações francesas, tais como Marie Claire, Woman's World e Fitness. O Dr. Clower vive em Pittsburgh.





Soube que a autora lançou um 2° livro, na mesma linha:
Os Segredos das Mulheres Francesas [Mireille Guiliano, Editora Campus, 2006].





.

Seguem alguns trechos dos 2 livros que tenho, acho que vale a leitura e adesão a alguns preceitos...

Orelhas do livro As mulheres franceses não engordam:

“(...) As mulheres francesas não engordam, mas apreciam pão, doces, vinho e regularmente três refeições por dia. Revelando os segredos desse "paradoxo francês" – como elas gostam de comer enquanto se mantêm magras e saudáveis –, Mireille Guiliano nos dá uma fascinante lição sobre como cuidar da saúde e dos alimentos que ingerimos.

Como uma garota francesa, Mireille foi para os Estados Unidos como estudante em um intercâmbio e voltou gorda. Felizmente, o bom médico de sua família, "Dr. Milagre", veio em seu auxílio. Reapresentando-a aos clássicos princípios franceses da gastronomia e aos truques consagrados pelas mulheres locais, ele ajudou-a a recuperar a boa forma por meio de um novo conhecimento sobre alimentação, bebidas e hábitos. O segredo? Nada de culpa ou privação, mas aprender a tirar o máximo das coisas de que você gosta mais. Mireille, desde então, deleita-se de uma vida de indulgências sem engordar, satisfazendo desejos sem ioiô, com três refeições por dia.

Agora, em uma simples, porém eficiente estratégia e dezenas de receitas que você jura que são engordativas, ela revela os ingredientes para uma vida inteira de controle de peso: desde o remédio de emergência do fim de semana – a Sopa Mágica de Alho-poró – até os truques de todo dia, emagando a si mesma mas com satisfação. Dando ênfase a frescor, variedade, equilíbrio e sempre prazer, Mireille mostra como qualquer pessoa pode aprender a comer, beber e andar como uma mulher francesa. (...)

Para qualquer mulher que tenha deixado acidentalmente um carboidrato passar pelos seus lábios, aqui está uma esperançosa maneira de ficar equilibrada: os mais preciosos segredos de remodelação para o século XXI.

Uma vida de vinho, pão e até chocolate sem medidas e sem culpas? Por que não?”



“(...) Fase um: Toque de despertar: um antiquado inventário de refeições durante três semanas. Um olhar límpido e honesto sobre o que você está comendo, o que, por si só, mesmo depois de alguns dias, pode decretar sua virada.

Fase dois: Transformação: introdução à escola francesa de porções e diversidade de alimentação. Você irá identificar e, temporariamente, suspender alguns "agressores" de primeira linha em geral. Isto é um processo de três meses, embora em alguns casos um mês seja o suficiente. Não será um manual de dieta, apenas uma oportunidade para o seu corpo ser recalibrado. Há uma disciplina, mas a flexibilidade é de vital importância principalmente neste estágio-chave de motivação: o valor de evitar a rotina tanto nas refeições como nas atividades, dando ênfase à qualidade sobre a quantidade. Nada de pizza por três dias seguidos, mas também nada de três horas na academia no sábado. Você vai aclimatar seus cinco sentidos a uma nova gastronomia (palavra grega, antes mesmo de ser francesa, significando "regras do estômago"). Três meses não é um tempo curto, mas também não é longo demais para algo que nunca mais vai precisar fazer novamente. Naturalmente, leva mais tempo para transformar os hábitos do corpo do que perder três quilos e meio de água, a parte inicial de muitas dietas extremistas. Mas, como o programa é francês, vamos ter prazeres, muito deles.

Fase três: Estabilização: um estágio no qual tudo o que você gosta de comer vai ser reintegrado em justas medidas. Você já reprogramou o "equilíbrio" e deve estar pelo menos na metade do caminho de sua meta de perda de peso. Espantosamente, neste ponto já pode aumentar suas indulgências e continuar a emagrecer ou apenas manter seu equilíbrio se já chegou lá. Dou o conselho de pôr em prática idéias sobre estações do ano e tempero, ferramentas importantes e que não dão o trabalho que algumas possam imaginar. Apresento várias receitas baseadas no talento francês para variações sobre um tema e como fazer três pratos fáceis partindo de um só com resultados deliciosos, economia de tempo, dinheiro e calorias.

Fase quatro: O resto de sua vida. Você alcançou a meta de seu peso, um equilíbrio estável e o resto são apenas refinamentos. Conhece bastante seu corpo e preferências para fazer pequenos ajustes no caso de quaisquer inesperadas compulsões, principalmente quando entrar em fases novas da vida. Seus hábitos de comer e viver estão condicionados agora a seus gostos e metabolismo, assim como uma roupa clássica de Chanel deve durar para sempre com pequenas alterações no correr dos anos. Agora, você está comendo sob um enfoque inteiramente diferente, com uma intuição que rivaliza com a de qualquer francesa – um respeito adquirido por frescor e sabor que abre um mundo de prazeres sensoriais a serem descobertos na apresentação, cor e variedade dos alimentos. O que vai fazer será por prazer e não por castigo. Vai saborear chocolate e um copo de vinho ao jantar. Pourquoi pas? (por que não?)

Além da alimentação, que é o assunto primordial, vou descrever aspectos de vida saudável que também têm que ser agradáveis. Assim como a comida, esses não requerem medidas extremas (físicas, emocionais, intelectuais, espirituais ou financeiras), apenas um senso de controle. Incluem elementos - que gosto de chamar Zen francês – que podem ser aprendidos rápida e facilmente e praticados por qualquer pessoa (de modo geral, as francesas não freqüentam academias, mas, se isso lhe dá prazer, à chacun son goût! (Cada um a seu bel-prazer). Até as francesas sabem que há coisas mais importantes na vida do que comer, então você verá que as francesas também têm outras diversões, tais como amar e rir. Do começo ao fim, será importante reconhecer que o ponto de vista de Montaigne é mais relevante hoje do que nunca. Um corpo e uma mente saudáveis trabalham juntos. Para manter ambos, nada melhor do que joie de vivre (alegria de viver), uma expressão para a qual não há equivalente na América.

Agora, tenho algumas histórias para contar, na realidade algumas dúzias delas. Encontro prazer em contar histórias, assim como em beber e comer. Elas trarão à luz conceitos básicos, mas espero que gostem delas comme ça (desse jeito). Diferente de um livro de dieta, este não vai exigir que você se prenda a gráficos e pule textos: você terá que lê-lo. Aprender a comer direito é como aprender uma língua - nada funciona melhor do que como uma boa imersão.

Que a história comece.”

[extraído do livro “As mulheres franceses não engordam”, pp. XV, XVI]




“(...) O Dr. Milagre também era apreciador de boa comida. Deu-me muitas receitas, mas nenhuma mais importante do que aquela para o primeiro e único fim de semana "difícil". A luz dos acontecimentos, não foi tão difícil assim, por causa de sua "Sopa Mágica de Alho-Poró", um truque usado por muitas mulheres da região há gerações. Ele já havia receitado para minha avó e para minha mãe em determinados momentos. Alho-poró é um diurético suave, baixo em calorias e altamente nutritivo. Quarenta e oito horas de alho-poró dão resultado imediato para o pulo da transformação. Para mim, foi o começo de um compromisso de vida inteira para com o bem-estar, assim como o início de minha apreciação, meu amor ao alho-poró, sobre o qual tenho muito mais a dizer. É um truque que ainda uso de tempos em tempos: tente na primeira semana, seguindo seu próprio inventário de comida.

SOPA MÁGICA DE ALHO-PORÓ (CALDO)
1 porção para o fim de semana

INGREDIENTES
2 quilos de alho-poró

1. Limpe o alho-poró e lave-o bem para tirar a areia e a terra. Corte fora as partes verde-escuras, deixando as partes brancas e as verde-claras. Reserve as verdes extras para o estoque da sopa.

2. Coloque o alho-poró em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe sem tampar por 20 a 30 minutos. Retire o líquido e reserve. Coloque o alho-poró em uma vasilha.

O suco deve ser bebido (aquecido ou à temperatura ambiente) a cada 2 ou 3 horas, 1 xícara de cada vez.

Nas refeições ou sempre que sentir fome, coma o próprio alho-poró, ½ xícara de cada vez. Tempere com algumas gotas de azeite de oliva extra virgem e com suco de limão. Salpique um pouco de sal e pimenta. Se desejar, coloque salsa picada.

Esta será sua alimentação nos dois dias até o jantar de domingo, quando pode comer um pequeno pedaço de carne ou peixe (110g - não perca ainda esta medida!), com dois legumes cozidos com um pouco de manteiga ou azeite, e um pedaço de alguma fruta.

Pobre daquelas que não gostam do doce paladar e da textura delicada do alho-poró. No devido tempo, você provavelmente vai gostar. Caso contrário, poderá seguir o exemplo de minha prima em Aix-enProvence; depois do nascimento de dois filhos, precisava perder alguns quilos, mas não gostava de alho-poró. Uma vizinha sugeriu que escondesse o alho-poró entre outros ingredientes saborosos e saudáveis. Esta versão provençal é conhecida como Soupe Mimosa (Sopa Mimosa).


SOPA MIMOSA
1 porção para o fim de semana

1. Limpe e corte todos os legumes em pedaços e coloque-os em uma panela, exceto a couve-flor e a salsa. Cubra com água, ferva e cozinhe sem tampa por 40 minutos. Adicione a couve-flor e cozinhe por mais 15 minutos.
2. Passe tudo por uma peneira.
3. Sirva a sopa em uma tigela e adicione salsa e pedaços dos ovos cozidos.

INGREDIENTES
1 alface
250g de cenouras
250g de aipo
250g de nabo
250g de couve-flor
½ quilo de alho-poró
½ xícara de salsa
2 ovos cozidos, picados

Tome uma xícara (na temperatura ambiente ou aquecida) a cada três horas, durante todo o dia de sábado e domingo até o jantar de domingo, quando poderá comer um pequeno pedaço de carne ou peixe (110g), dois legumes cozidos em uma pequena porção de manteiga ou azeite de oliva, e um pedaço de alguma fruta. Embora, de certa maneira, esta sopa tenha um pouco menos de magia e seja menos líquida do que a sopa de alho-poró, é uma alternativa saborosa e eficaz.

Ambas as versões são tão boas e uma tal aventura para a maioria dos paladares que você vai ter dificuldade em considerá-las como rações de prisão. Principalmente se esses sabores forem novos para você, coloque as impressões de sabor e fragrância na próxima página em branco do caderno de notas no qual anotou suas três últimas semanas. Este exercício vai intensificar seus prazeres e você pode querer manter um diário regular de suas experiências gastronômicas, incluindo algumas notas sobre vinho (como sérios enófilos fazem).”


[extraído do livro “As mulheres franceses não engordam”, pp. 10, 11, 12]


“(...) Ficamos confusos com todos os conselhos alimentares que recebemos – primeiro, são as dietas com baixo teor de carboidratos, depois os alimentos sem gordura, além dos suplementos de vitaminas. Dou palestras ao redor do país e o principal problema que as pessoas me relatam é exatamente a confusão sobre a alimentação correta a ser adotada. Lembra-se de quando se considerava a margarina como protetora do coração? Hoje, a margarina tomou-se a grande vilã. As nozes costumavam fazer mal por causa das gorduras que continham; hoje fazem bem exatamente por causa das mesmas gorduras. Os ovos matavam por causa do colesterol, mas hoje até isso foi desmentido.

Enquanto isso, embora todos saibam que a alimentação ao estilo francês emagrece, faz bem ao coração e à longevidade, continuamos nos referindo ao "paradoxo francês". Por quê? Obviamente, os franceses não consideram seus hábitos alimentares um paradoxo, mas, quando examinamos os dados mais atuais da ciência da nutrição, o mistério se resolve também para nós.

Os franceses não comem alimentos processados. Um fluxo constante de resultados de pesquisas reforça a conclusão de que nosso organismo foi desenvolvido para processar alimentos de verdade, não alimentos sintéticos. E isso faz sentido se considerarmos as descobertas de que gorduras artificiais como olestra necessitam de um rótulo de advertência do FDA, e carboidratos artificiais como aspartame estão associados a inúmeros problemas de saúde. Não existem rótulos de advertência no tomate, na cenoura ou na cebola.

Os franceses não evitam gorduras. Recentemente, descobrimos que os franceses estavam certos o tempo todo. Sempre comeram o que hoje chamamos de "gorduras benéficas", como as encontradas na azeitona, nas nozes e no salmão. Até mesmo seu consumo diário de iogurtes e queijos vem recebendo o apoio de pesquisas realizadas por cientistas, que mostram a capacidade desses alimentos de promover o emagrecimento.

Os franceses não evitam carboidratos. Seu consumo de carboidratos normalmente vem de produtos como baguete, cuscuz, arroz e batata. E, como estamos descobrindo em conseqüência da revolução da dieta do Dr. Atkins, a eliminação dos carboidratos da dieta pode, de fato, produzir emagrecimento no curto prazo. No entanto, sem eles, o desequilíbrio nutricional faz com que os cinco quilos perdidos se transformem em dez quilos readquiridos.

Os franceses não tomam suplementos. A cultura de extrair as vitaminas das frutas e hortaliças, e não de suplementos, também está de acordo com listas de estudos que mostram que as formas sintetizadas mais comuns das vitaminas A, E e C em pílulas podem fazer mais mal do que bem.

Os franceses não se abstêm do vinho no almoço e no jantar. Já sabemos há vinte anos, mas só recentemente aceitamos, que o vinho faz bem à saúde. Os franceses gostam de beber vinho às refeições diariamente; o vinho tem a capacidade de proteger o coração, reduzindo os níveis do colesterol ruim e elevando o bom colesterol, por meio de substâncias conhecidas como polifenóis e resveratróis, que possuem propriedades protetoras.

Os franceses não comem com pressa. Existe um hábito mais tipicamente francês do que fazer uma refeição com muita calma? Nossa fisiologia responde a uma atmosfera relaxada, levando o sangue para as vísceras, a fim de proporcionar condições ideais de digestão. E, como as pessoas comem devagar, o cérebro recebe a mensagem neuro-hormonal de saciedade; assim, você não come demais.

Os hábitos alimentares culturais franceses envolvem muitos aspectos. Por exemplo, não existem planos alimentares franceses, produtos dietéticos que devem ser consumidos em intervalos específicos, anúncios que prometem emagrecimento imediato, obsessão cultural com um grupo alimentar como sendo a "ameaça do momento" (eles comem gorduras, carboidratos, açúcar e proteínas). Essa abordagem holística é ainda mais poderosa por não se tratar apenas de teoria. Vem de um presente da história e das tradições francesas, com centenas de séculos de idade. É apenas o que eles fazem.

Quando examinamos o estilo alimentar francês, descobrimos que o paradoxo francês não é tão paradoxal assim. A verdadeira ironia está no fato de que não experimentamos a solução mais simples e mais óbvia para os problemas de peso e de saúde – a aplicação da abordagem francesa como modelo em nossas vidas. Eles são magros. Eles são saudáveis.”

[extraído do livro “A não dieta dos franceses”, pp. 4, 5]

*Pra Mari, minha amiga "não francesa" e magra, que me indicou o Seu Pilates.



Links livros:
http://200.221.3.73/cultura/arte_lc_028.shtml

http://gula.ig.com.br/entrevista/152.shtml
http://www.terra.com.br/istoe/1851/medicina/1851_boa_forma_a_francesa_bien_sur.htm
http://veja.abril.com.br/especiais/como_construir_futuro/p_144.html

http://www.bolsademulher.com/corpo/materia/dieta_francesa/6192/1

http://www.bolsademulher.com/corpo/materia/dieta_francesa/6192/2

http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/01/02/287258345.asp

http://masci.blog.terra.com.br/a_nao_dieta_dos_franceses

http://www.livrosdesaude.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=61091#


Links Pilates:
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060213_fit_x_pilates3.htm
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/040412_fit_pilates.htm
http://www.hidroginastica.com.br/pilates.htm



Comments:
Oi, tia Clé!
Vendo esse post resolvi te contar uma coisa que talvez te anime na perda de peso... Eu estou fazendo um tratamento com uma endrócrina. Ela não me passou remédio, somente algumas ervas naturais que ajudam a conter a retenção de líquido e a fazer o intestino funcionar regularmente. Também estou numa super dieta... Nada de besteira... Completei 1 mês no dia 25 e perdi 6,5kg. Estou suuuuuuuuuuuper anim ada pra continuar agora e chegar no meu peso certo... falta pouco...
Smaaaaaaaaaaaaack!
 
Bá,

A Cê e sua mãe me falaram da sua dieta... Fico contente que esteja conseguindo chegar ao seu peso ideal! Mas você é lindinha de qquer jeito...

bjosssssssss,
tia Clé (mãe 2)
 
*



putz, a gula está empatada com mais dois na minha lista de pecados capitais.
como por prazer, não pra sobreviver.
se não tiver gosto, não for bom, não tiver 'clima', não como.
comer pra mim é um ato cultural.
e exercito da melhor forma, sempre que posso.
sou daqueles que prova tudo de exótico que encontra, mesmo sabendo que detesto os ingredientes.
nuca se sei quando poderei ser surpreendido, até com o inimigo dentro da trincheira.

agora, que pesquisa vc fez, hein?




*
 
Tb tenho este pecado na minha lista, Sean.

Não sou tão "aberta" assim, qto você, pra experimentar coisas novas. Depende muito da cara, da consistência, do cheiro... Me aventuro, às vezes, especialmente qdo Arnaldo, meu marido, me incentiva e diz que é bom! Aí, arrisco.

(...) nuca se sei quando poderei ser surpreendido, até com o inimigo dentro da trincheira

Gostei da analogia...

bjo,
Clélia
 
Não podia deixar passar a trilha sonora do nosso papo:

Comida
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer & Sérgio Britto (Titãs)


Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

A gente não quer só comida,
A gente comida, diversão e arte
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro e não pela metade
 
Putz, uma gíria antiga. Eu tb a uso, ainda...
 
Clélia, vou pegar essas receitas de sopinha...gostei.;0)
Eu ainda to curtindo a hidro e estou caminhando com alguns amigos, mas isso é uma luta contra a cortisona que engorda pacas...!!!
Eu faço dieta desde que me entendo por gente,...;0(
 
Xôn, quais são os outros?..hehe
 
Tive esta mesma curiosidade, mas faltou-me coragem de perguntar...
 
Xonzinho, conta aí....quais sao os teus outros dois pecados capitais?!?
 
Clélia
A música Paratodos foi um presente do Chico, sim, mas tu tiveste a sutileza de vincular a beleza da letra com a minha saudade brasilis. Obrigada!
 
Foi um prazer, Thelma!
bjo,
 
Clelia, creio que se deve fazer dieta por nao estar se sentindo bem consigo mesma, por questoes de saude...mas nunca por estetica....eu sempre acreditei que o melhor e tentarmos em na vida sermos boas pessoas e a estetica que se dane....sua inteligenia supera o peado da gula...mas se quer fazer dieta...força daqui do outro lado do oceano...

Beijinhos
 
*



como as garbosas meninas estão de dieta, não vou dizer.
ia oferecer um doce pra quem acertasse.
como a resposta é, digamos, um tanto óvbia, já que de sete sobraram seis, deixa assim.
mas um doce português com muita gema de ovo e amêndoas caia bem agora.


clélia, sou rei das gírias idosas.
não consigo esconder a velhice que carrego.



*
 
Concordo contigo, Adriana.

Nunca fui ligada em estética, moda, ou coisas assim. Minha filha, ao contrário, é vaidosa e preocupada com qquer alteração de peso... Mantenho meus cabelos grisalhos (ou já serão brancos?), não aparo as sobrancelhas (são grossas como as da Malu Mader, no início da carreira), deixarei que as rugas marquem o meu rosto, qdo surgirem, etc.

Mas, o que me aflige, neste processo todo do envelhecimento, é a perda das habilidades motoras & mentais (memória, lucidez, visão, audição, pressão, articulações, mobilidade, agilidade).

Canso-me com facilidade e isto tem me incomodado bastante. Meus joelhos estão sobrecarregados com o excesso de peso, minha coluna sofre com a má postura e falta de força da musculatura abdominal. Como vê, não está sendo saudável, nem agradável, manter-me gorda (apesar do prazer que a comida me proporciona).

Preciso, urgentemente, mudar meus hábitos alimentares & físicos.

Grata pela força, mesmo que distante...

bjo,
Clélia
 
Vamos lá, então, Sean, ver se eu mato esta charada...

Excluindo a gula, ficamos, ainda, com: avareza, inveja, ira, luxúria, orgulho e preguiça.

A preguiça pode ser mais um dos seus pecados. Acertei???

Agora, o 3° é qu'é difícil...

Meninas (Vivien & Thelma), ajudem-me! Vocês o conhecem há mais tempo que eu...
 
Ops, faltou o verbo, nesta frase:

(...) A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte (...)
 
O que pega é conseguir uma coisa tendo que abrir mão de outra. também tenho estado preocupado com esse lance de saúde, a minha a da Clélia, a de todo mundo que eu amo, mas fica difícil, também, abrir mão do prazer. Como eu gosto de dizer, passar vontade faz mal à saúde. O grande desafio é encontrar um jeito de equilibrar essas coisas. Dosar deve ser o caminho. Abrir mão, totalmente, nunca. Mas não é fácil não. Aliás, nunca é fácil.
 
*



acertou.
mas acho que é culpa da barba branca.
pesa muito, sabe?
:p




*
 
Acertei o pecado ou a troca da foto no seu blog, Sean?
Acho a barba grisalha charmosa...

Fora que você me disse: clélia, sou rei das gírias idosas.
não consigo esconder a velhice que carrego.
e não batia com a carinha que a gente via na foto anterior: você garoto!
 
*



a foto anterior foi é de uns 9 meses atrás.
envelheci tanto assim no tempo de uma gestação?
:o




*
 
Talvez por causa da barba... não qu'ela envelheça, mas torna-o mais maduro. (colou?!?)

Brincadeira a parte, Sean, bigode, barba, cabelo, tudo isso pode mudar bastante a fisionomia. 'Tá diferente, não 'tá? Ou são meus olhos?

Lembre-se que durante a gestação forma-se um ser completo, a partir de uma única célula... Quer mudança maior, em tão pouco tempo?
 
Clélia, o pecado dele é a ira!!!!
risos
 
Vamos ver o qu'ele responde...
 
*



putz, a vivien vai começar a cavar os pecados que eu achava que tinha escondido.
daí é covardia, vou usar todos no final.


*

Clélia, velhou estou, velho sou.
com ou sem barba.
não tenho onde me esconder do inevitável.




*
 
Xõn, hahahahahahahahahahahh>.....
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?