domingo, fevereiro 11, 2007

 

São Paulo, retorno



Depois de 6 deliciosos e reconfortantes dias na capital portenha (nossa mais longa estadia na cidade), regressamos ao Brasil. Nosso vôo, marcado pr’as 19:00h, no domingo, saiu com um pouco de atraso. Sobrevoávamos São Paulo, às 23:00h, qdo aterrissamos no aeroporto internacional de Cumbica. Na janela, olhando as luzes da cidade, enquanto o avião manobrava para descer, lembrei da linda canção de Vicente Barreto & Celso Viáfora, na voz de Vânia Bastos, em seu CD “Diversões não eletrônicas” [1997]:


Linda de Lua
Vicente Barreto & Celso Viáfora


Namoro São Paulo da janela do avião
Neons desenhando um céu de estrelas
Lá no chão

Com o sol preparando o entardecer
E a noite tentando decolar
Assisto a cidade se acender
Radiante no seu colar de ruas
E anoitecer feito um farol
Minha cidade nua
Não é de mar
Não é de sol
São Paulo é linda de lua

Namoro São Paulo da janela do avião
Neons desenhando um céu de estrelas
Lá no chão

De noite a cidade é uma mulher
Que sai do escritório de tailleur
Desata o cabelo e o fecho ecler
Atirando o vestido para a platéia
Nunca foi só de trabalhar
A minha paulicéia
Não é de sol
Não é de mar
São Paulo são idéias



Comments:
Tua cabeça é povoada de canções, querida
 
Verdade, Tati. Elas são referências pra mim...
 
A cabeça desta menina é povoada por tanta coisa boa...
 
Bem, eu nem preciso dizer qual canção me vem à mente quando pouso no Rio, né!? :-) Pena que o Santos Dumont, agora, só receba vôos da ponte aérea... Se eu pudesse escolher, só pousaria lá e só decolaria dali, sempre que fosse viajar (ou voltar) de/para qualquer lugar.
 
Samba do avião
Antonio Carlos Jobim


Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praias sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de um minuto estaremos no Galeão

Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Aterrar...
 
Pois é... E olha que eu nem sou assim, digamos, uma fã de bossa nova. Mas é que o Santos Dumont...
 
A gente curte bastante a bossa nova... Arnaldo adora João Gilberto! Certamente deve ter algum post dele falando sobre isso... Dê uma olhada no mote: música, do seu blog.
 
Um, recente: "Influência do jazz" http://baudetranqueiras.blogspot.com/2007/04/influncia-no-jazz.html

Mais um: "Dois Joões" http://baudetranqueiras.blogspot.com/2007/01/dois-joes.html

Neste, ele fala de tango: "O samba deles" http://baudetranqueiras.blogspot.com/2006/12/o-samba-deles.html
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?