domingo, janeiro 07, 2007

 

O homem que odiava a segunda-feira


“Já que não se pode ser feliz às segundas-feiras, um movimento organizado pretende extinguir do calendário este dia nefasto. E quando não pudermos ser felizes às terças-feiras, que elas também sejam deletadas das nossas vidas. E depois as quartas, as quintas, as sextas, os sábados e os domingos. Até que desapareçamos nós também na nossa infelicidade e mesquinhez.
Então, um dia, também nossa sombra sumirá debaixo dos nossos pés e aí não restará mais nada. Nem sequer os pequenos, os grandes e os patéticos motivos que nos levam, todos os domingos, a odiar a segunda-feira – pobre dia símbolo de todos os nossos recalques, culpas e desilusões.”

Zezé Brandão

Texto extraído da contracapa de mais um livro de Ignácio de Loyola Brandão, O homem que odiava a segunda-feira [Global Editora, 1999].

orelhas:

Nas segundas-feiras, eu tenho uma fantasia: dobrar uma esquina errada, pegar uma rua errada, continuar por avenidas erradas e nunca chegar a lugar nenhum. (...)
Segunda-feira. Se for um feriado, a terça faz o mesmo papel. E pode ser a sexta, a quarta.
Não se pode ser feliz às segundas-feiras.
E, segundo Loyola, não se pode ser feliz nunca. A segunda-feira é só um pretexto.
Enfim, se algum dia formos felizes, seremos só seis dias felizes. Depois cinco, quatro, três, dois. Até não sobrar espaço algum para a felicidade.
Porque a segunda-feira, afinal, caia ela na segunda ou em outro dia qualquer, sempre nos lembrará obrigações, testamentos, promessas não cumpridas, compromissos que não queremos ter. (...)
Pegue uma rua errada e tente explicar que a segunda-feira é apenas um dia em que nunca deveríamos ter existido. E quando a segunda-feira for extinta, outros dias farão o papel desse dia nefasto. Assim, concluiremos que simplesmente não deveríamos existir em nenhum dia da semana, única maneira de evitar o ridículo das tragédias cotidianas.
O Loyola é pessimista?
Mas deliciosamente bem-humorado. A ponto de tornar a segunda-feira um dia útil, agradável e, sobretudo, surpreendente e cheio de possibilidades.

Zezé Brandão





Comments:
Eu adoooooro segunda feira. To falando serio mesmo.Dia das possibilidades.;0)
 
Não gosto, não, Vivien. Tenho sempre a sensação de carruagem virando abóbora, novamente, como na história da Cinderela (ou Gata Borralheira)...
bjo,
Clé
 
Eu faço planos pra segunda, começo coisas na segunda, resolvo problemas.....serio mesmo, todos os meus amigos ja sabem...rsr...eu adooooooro segunda!!!! beijão.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?