domingo, janeiro 21, 2007

 

Ceumar, Consiglia Latorre & Fábio Tagliaferri


Conhecemos Ceumar através de um CD caseiro (Dindinha), enviado por uma amiga virtual do Arnaldo, que morava, então, nos EUA, mas é de Campinas. Lembro-me que adoramos seu som e fomos, logo em seguida, assisti-la num show do SESC, em São Caetano (no ABC paulista), próximo de onde morávamos. Ficamos, ambos, encantados! Havia uma percussionista ótima acompanhando-a, mas não sei o seu nome.


Dindinha
Zeca Baleiro

Divinha o que primeiro
Vem amor ou vem dindim
Dindinha, dê dinheiro
Carinho e calor pra mim

Minha casa não tem porta
Minha horta não tem fruta
Quem me trata é moura torta
Língua morta quem te escuta
Meu tesouro é uma viola
Que a felicidade oculta
Se a vida não dá receita
Eu não vou pagar a consulta

Sob o céu azul me deito
Me deleito, me desnudo
Coração dentro do peito
Não foi feito pra ter tudo
A mentira é uma princesa
Cuja beleza não gasta
E a verdade vive presa
No espelho da madrasta

Eu nasci remediado
Criado solto no mundo
Se viver fosse reisado
Se eu me chamasse Raimundo
Andorinha no inverno
Beijo terno alma boa
Escrevi no meu caderno
Não passei a vida à-toa

Depois disso, tivemos várias outras oportunidades de vê-la cantando. Ela lançou, então, seu 2° CD, Sempre viva.


Avesso
Ceumar & Alice Ruiz

Pode parecer promessa
Mais eu sinto que você é a pessoa
Mais parecida comigo que eu conheço
Só que do lado do avesso

Pode ser que seja engano, bobagem ou ilusão
De ter você na minha
Mas acho que com você eu me esqueço
E em seguida eu aconteço

Por isso deixo aqui meu endereço
Se você me procurar eu apareço
Se você me encontrar
Te reconheço

E, mais recentemente, um disco em conjunto com Dante Ozzetti, Achou!. Luiz Tatit encantou-se também com esta mineira, que participou de um show dele, no SESC Pompéia, junto a Ná Ozzetti. Estivemos lá.


Pra lá
Dante Ozzetti & Luiz Tatit

Tem carnaval
Muito além do cordão
Tem interior
Muito além do sertão
Pra lá
Desse mundo
Tem mais
Do que um
Rancho fundo

Tem mais fazer
Em saber porque faz
Em mais querer
Em querer por demais
Pra lá
Do que é muito
Tem mais mundo
Mais que um

Pra lá
Pra lá do bamba
Tem a fera
Pra lá da banda
Tem batera
Pra lá do inverno
Primavera

Pra lá do centro
Tem a esfera
Pra lá da esfera
Atmosfera
Pra lá do ar
A nova era
Pra lá da era
Só espera

Tem animal
Onde a gente nem vê
Tem mais país
Muito além da tevê
Pra lá
Desse mundo
Tem mais
Do que um
Rancho fundo

Sempre tem sol
Muito além do lugar
Tem futebol
Muito além do placar
Pra lá
Do que é muito
Tem mais mundo
Mais que um



No Café Filosófico da CPFL, fomos assistir uma apresentação da Oficina de Cordas do Tibô Delor. Na saída, compramos um CD: Tempo da delicadeza, com ótimo repertório! Mas um pequeno detalhe: era de Consiglia Latorre, uma cantora, até então, desconhecida pra nós. Uma excelente descoberta! Dele, já tínhamos o CD No Tom da História – A música de Antônio Carlos Jobim.

Links:



Todo o sentimento
Cristóvão Bastos & Chico Buarque

Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo
Da gente
Preciso conduzir
Um tempo de te amar
Te amando devagar
E urgentemente
Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez
Que recolhe todo o sentimento
E bota no corpo uma outra vez

Prometo te querer
Até o amor cair
Doente
Doente
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente
Depois de te perder
Te encontro, com certeza
Talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada
Nada aconteceu
Apenas seguirei, como encantado
Ao lado teu




Silêncio
Fábio Tagliaferri & Luiz Tatit

Quis dizer de coração
Não era hora
Vim de longa espera
Cresci, mas quem me dera
Sei que falta muito
Pra aprender a dizer
Pois o amor nem sempre se declara
Sofre mudo, mas não mostra a cara
E é o silêncio que ampara o amor
Amor que é amor é assim
É uma certeza que nunca diz "sim"
Nem diz "não"
Nem diz
Só acompanha os movimentos
Com olhos atentos
Mas...

Pra dizer de coração
É que demora
Quem que alinhava
Palavra por palavra?
Quem que tem paciência
De aprender a dizer
E quem diz de vez, só atropela
Pois o amor nem sempre se revela
E se revela, vira uma novela
Choro e lenço, que apela
Pro consenso
Nem penso, dispenso
Silêncio
Mas...

Não vou dizer mais não!



Adoro cordas. Cello, essencialmente. Gosto de graves. A viola, por ser um instrumento mais grave que o violino, chama-me a atenção. Daí, comprei o 1° CD do Fábio Tagliaferri, Viola, basicamente instrumental, apenas a última faixa com a voz da cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro, Pela manhã.




Pela manhã
Fabio Tagliaferri & David Calderoni

Dista o quebra-mar
desta embarcação
cento e dez
aflições

ao nordeste sul
mede a direção:
graus e pés
nós e mãos

Grita a megalópole e arranha o céu
Porém cosmopolita astrolábio do'eu

saturnais
viração
passa-anéis
vão e vão

Freme a incandescência germinal da névoa vã
Cruza e se entrecruza a cabralina luz-balão

Brota ao léu
a inicial
dos confins

Hora de partir
flecha do olhar
Desfechar
Acordar

Zéfiro a zunir
dardo harpejador
Despertar
dessa dor

Calma pulsação febril da estrela-anã
nos galos do poema "Tecendo a Manhã"

Dor de amor
é ilusão

Ilusão
é ilusão
Amar, não!

Depois, viria o 2° CD, Só um é muito só, com mais participações vocais: Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes, Virgínia Rosa, entre outros. Assistimos, no SESC Pompéia, um show com Luiz Tatit, Manu Lafer, Virgínia Rosa, Eugénia Melo e Castro, Paulinho Moska e Fábio Tagliaferri. Foi a 1ª vez que vimos o violista ao vivo.


Show
Fábio Tagliaferri & Luiz Tatit

É só uma voz
A minha voz
Sem coral
Cadê o coral?
Cantava aqui
Estava aqui
Cadê o pessoal?

A música avança
Lança
Em mim
Um gelo geral
Solidão
Voz sem coral

É só uma vez
É a minha vez
De fazer
O solo final
Eu entro aqui
Eu entro em mim
Voz principal

Solei, solei
E um coro virtual
Eu ouvia
Anunciando sem dó
Sou eu e só

E assim eu refiz meu caminho
Com voz e com muita emoção
O coro virtual eu troquei
Por um vigoroso violão

E quem sonhou, sofreu, chorou
Pode fazer de uma só voz um show

Pode não ser
Um megashow
Um festival
Com multidões
Mas quem chorou
Já tem na voz
Um show



Comments:
Oi Clé!
Seleção grande, preciso de tempo para ouvir tudo. Estou no interiorrrr e o som da caixinha não é dos melhores. Peninha!
Lembra da nossa seleção temática? Tempo, opostos, etc? Você podia colocá-las aqui, o que acha?
Seu espaço é limitado, ou dá para fazer grandes farras com bits e bytes?
Beijo,
Bia Alessi.
 
Mudando de assunto.
Nesses dias falei de seu pai duas vezes aqui em casa:
1- ele ensinou o modo de cortar a laranja em 4, para chupar sem descascar... Método imbatível!
2- vi na tv que o governador indicou o novo presidente de um banco estadual. Lembrei de um ex-presidente (que virou ex rapidamente, aliás!), que tinha dado cheque sem fundo para o seu pai. Lembro do Sr Lemos (Sr Farias? Sr Riquino?) comentando do caráter do cidadão. Foi divertido!
(Xi, o assunto aqui deveria ser música!)
Beijo,
Bia Alessi-anônima!
 
É uma boa idéia, Bia... Preciso recuperar a seleção (ajude-me, via e-mail). Não há limitação, mas qto mais músicas eu coloco num post, mais lento fica pra carregá-lo (isso pode ser desconfortável para alguns internautas). Tb não há mote específico. Música, literatura, cinema, vida... o qu'eu tiver pra mostrar, achado ou guardado. Já visitou meus primeiros posts (desde o início de janeiro)? Clique em ARQUIVOS, à esquerda da margem.
bjo,
Clé
 
É um bom método, mesmo. Ele gostava de usá-lo.

Ixe, este papo do cheque sem fundo... "Vigarista", era a expressão qu'ele mais usava pro's trambiqueiros. Sr. Lemos ou Riquino (o "Farias" é da minha mãe).
 
Você está em Ribeirão? Dê um beijo em seus pais, por mim!
 
Listas temáticas: estão guardadas no meu computador. Mandarei quando puder, ok?

Ribeirão: sim, estou aqui!

Beijos: serão dados!!!

Sr Farias: sempre tive que parar para pensar. Acho que já confundi as coisas... Norrrrrmal...

Dona Dalva: foi raptada pelo pessoal da Bahia de novo? Beijinho pra ela!

Beijo,
Bia Alessi-anônima!
 
Sim. Mamãe está na Bahia, desde o início de dezembro. Passou o Natal com minha avó. Agora, só volta no meio do ano, se deixarem...!
 
conheci a ceumar com o segundo cd dela, adorei, achei linda a voz! ouvi no rádio e corri pra internet pra buscar informações!
ótimas dicas aqui hein, adorei seu blog, vou linkar no meu e vir sempre aqui ;)
beijos
 
Grazi,

Adoro a Ceumar, sua simplicidade, autenticidade, seu jeito de cantar, tocar, se comunicar com o público (já vimos vários shows dela).

Tentei colocar o link, do GOEAR, da música "Alguém total", na caixa de comentários do seu blog, mas não deu certo...

Você poderá ouvi-la aqui no meu, num dos posts do Luiz Tatit.

O blog 'tá em recesso, temporariamente, mas há coisas postadas desde o início de janeiro/07. Dê uma olhadinha... (comente!)

bjo,
Clélia
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?